Tecnologia wearable: moda, roupas inteligentes e o futuro dos vestíveis

0
22

Imagine o seguinte cenário: Um representante de um serviço de atendimento ao cliente está ajudando uma pessoa ao telefone, já bastante irritada, sem contudo conseguir esconder a sua perturbação e irritação. Com o aumento da interação, ao invés de apenas ouvir sobre o incidente, os gerentes de atendimento são capazes de intervir e oferecer uma assistência adequada, a partir do acesso aos sinais vitais e de saúde do cliente. Ou então, imagine que um dos motoristas de sua frota, exausto, adormece ao volante e um gestor é capaz de falar com ele e conduzi-lo com segurança a uma área de descanso, graças ao acesso de seus sinais de saúde. Tudo isso e muito mais, tonou-se possível, graças à tecnologia wearable.

A ascensão da Tecnologia Wearable

A tecnologia wearable não é nova, entretanto suas aplicações para as empresas de serviço ao cliente só agora estão sendo utilizadas de maneira mais efetiva. Um estudo de 2013 realizado pelo Centro de Tecnologia Criativa e Social da Goldsmiths, da Universidade de Londres, revelou que cerca de 33% dos adultos do Reino Unido e dos Estados Unidos descobriram que a tecnologia wearable ajudou no desenvolvimento de suas carreiras. Outra pesquisa sobre Human Cloud no Trabalho apontou que a tecnologia wearable aumenta a satisfação no trabalho em 3,5% e a produtividade dos funcionários em 8,5%.

De acordo com o pesquisador Chris Bauer em entrevista ao Portal RealBusiness, os resultados do estudo revelam "a aplicação e o poder potencial dos dispositivos wearable no local de trabalho a partir de currículos biométricos dos funcionários e painéis executivos organizacionais em tempo real para a alocação de recursos. Utilizando os dados gerados a partir desse tipo de dispositivo, as empresas podem aprender como o comportamento humano impacta na produtividade, desempenho, bem estar e satisfação no trabalho".

A adoção da tecnologia wearable aumentará à medida que as pessoas e empresas visualizem seus benefícios, incluindo como ela melhora a vida de um indivíduo ou o desempenho de uma organização. O CTO da Rackspace no Reino Unido, Nigel Beighton, vê a necessidade de empresas e profissionais analisarem os dados da tecnologia wearable "e compreenderem o contexto mais amplo em torno dessas informações, como a localização, tempo, postura e até mesmo a temperatura e o humor de cada indivíduo. Com foco nesses dados, assim como nos dispositivos, as tecnologias vestíveis podem fornecer insights significativos para otimizar o desempenho e a satisfação. Especialmente tecnologia wearable acompanhada de big data".

Roupas Inteligentes como ferramenta de negócios

O uso de roupas inteligentes para monitorar os sinais vitais e de saúde dos trabalhadores tornou-se uma realidade. De acordo com a empresa Wearable Technologies, 2015 foi um "ano excepcional" para o emergente mercado de relógios e roupas inteligentes. Um dos recursos mais importantes das roupas e relógios inteligentes são os sensores e monitores de sinais vitais relacionados à saúde. As roupas inteligentes oferecem feedback em tempo real dos sinais vitais e de saúde dos usuários e se conectam a aplicativos para reportar as informações para smartphones e computadores. A maioria das roupas inteligentes pode monitorar as frequências cardíaca e respiratória, padrões de sono, temperatura, calorias queimadas e intensidade da atividade.

Apesar da maioria das roupas inteligentes estar no mercado de saúde e fitness, esta tecnologia começa a ser disponibilizada para o setor de saúde – em hospitais e instalações de cuidados pessoais ou para bebês – auxiliando os novos pais no acompanhamento de padrões de saúde e sono, e para empresas que desejam monitorar seus funcionários.

Roupas Inteligentes e a Força de Trabalho em Campo

As empresas estão cada vez mais se tornando móveis, com mais trabalhadores em campo e fornecedores independentes que dependem como nunca de dispositivos e aplicativos móveis. De acordo com um artigo do Portal CIO, uma recente pesquisa da Apperian revelou que mais de 70% das empresas entrevistadas planejam equipar mais de 1.000 funcionários com aplicativos móveis e 1/3 está implementando aplicativos móveis em mais de 5.000 trabalhadores nos próximos dois anos. Além disso, o Gartner prevê que 50% dos empregadores exige que seus funcionários forneçam seu próprio dispositivo para o trabalho e relata que 38% das empresas devem parar de fornecer dispositivos para os trabalhadores em 2016. À medida que mais companhias adotam políticas de BYOD, torna-se crucial para a força de trabalho em campo ser capaz de carregar seus dispositivos de maneira rápida e fácil, enquanto estão em movimento.

A tecnologia wearable e as roupas inteligentes estão resolvendo este problema. Enquanto estilistas estão se inspirando em painéis solares flexíveis e criando roupas e acessórios que acomodam dispositivos portáteis, encontramos alguns designers que estão criando desde camisas, às calças de brim, jaquetas de esqui e luvas de inverno que poderiam facilmente fazer parte da força de trabalho em campo.

Wearable Solar – A designer de moda holandesa, Pauline Van Dongen, está criando trajes leves conectados que incluem painéis solares para que o usuário possa carregar seu smartphone. Suas criações carregam até 50% da carga total de um smartphone quando utilizadas no sol por uma hora. Ela colaborou com Christiaan Holland, da Universidade HAN de Ciências Aplicadas e com o especialista em energia solar, Gert Jan Jongerden, no projeto Solar Wearable, para integrar a tecnologia fotovoltaica em roupas confortáveis e na moda.

Agloves – Fazer parte de uma equipe de trabalho em campo pode ser muito difícil no inverno, pois é quase impossível usar smartphones e tablets com luvas, já que as luvas típicas não são sensíveis ao toque das telas dos dispositivos. É nesse momento que a Agloves aparece. A empresa oferece uma variedade de luvas aderentes construídas com prata para aquecer e gerar condutividade, de modo que todos os dez dedos tornam-se veículos condutores para o uso em qualquer dispositivo touchscreen.

As possibilidades para os wearables no mercado são ilimitadas e é animador observar para onde empresas e designers estão levando essa tecnologia. Assim como a previsão dos analistas do setor, acreditamos que a tecnologia wearable trará ganhos exponenciais em satisfação e produtividade tanto para os representantes de serviço ao cliente como para os funcionários da força de trabalho em campo.

Alexsandro Labbate, gerente sênior de Marketing da ClickSoftware para as Américas.

Deixe seu comentário