Decreto sobre descarte de lixo eletrônico pode resgatar R$ 4 bi esquecidos em estoques e gavetas

0

O ano de 2020 tem tudo para representar o início da mudança de comportamento do brasileiro no que se refere ao descarte de lixo eletroeletrônico. Primeiramente porque foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro o decreto que implementa uma política de logística reversa deste material. Além disso, as Olimpíadas de Tóquio darão um exemplo capaz de despertar o país para a importância do assunto em termos econômicos, além de ambiental.

Antes de mais nada, a norma que entrou em vigor em fevereiro obriga fabricantes destes aparelhos a implantarem sistemas de coleta e dar destinação correta aos mesmos. Para que isso aconteça, a principal estratégia é o aumento do número de pontos de coleta.

Em resumo, atualmente existem 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil. No entanto, o decreto estabelece que esse número aumente para 5 mil pontos até 2025. Assim sendo, esse volume deve abranger os 400 maiores municípios do país, que representam, no total, 60% da população brasileira.

Certamente, a aposta é que a maior facilidade para o descarte de lixo eletrônico correto leve as pessoas a fazerem isso com maior frequência. Ainda que a maior conscientização venha pela contribuição ao meio ambiente, esse argumento começa a ganhar o reforço do benefício econômico.

Por analogia, vale a pena observar o que acontecerá neste ano nas Olímpiadas de Tóquio. Só para ilustrar, as medalhas de ouro, prata e bronze entregues aos atletas nos Jogos Olímpicos foram feitas a partir do descarte de lixo eletrônico.

Com toda a certeza, este resultado foi conseguido à base de organização, conscientização e mobilização. Dessa forma, entre abril de 2017 e março de 2019, o Japão recolheu 79 mil toneladas de aparelhos usados. Só para exemplificar, estamos falando de notebooks, câmeras digitais e videogames além de 6,21 milhões de telefones celulares. A fim de facilitar as doações, o comitê olímpico instalou caixas de coleta nas ruas de 1621 cidades, o que corresponde a 93% do país.

Embora diretamente não tenham valor financeiro, o brilho das medalhas japonesas pode mostrar a sociedade o tamanho do tesouro desperdiçado em suas gavetas e depósitos. Não só as pessoas, mas principalmente as empresas podem contribuir muito com a economia do país se derem mais atenção ao descarte de lixo eletrônico. 

Surpreendentemente, a Universidade das Nações Unidas calculou que recuperar o ouro dos equipamentos descartados, em 2016, levaria a Europa a economizar 18,8 bilhões de euros. De maneira similar, no Brasil, a projeção desse mesmo estudo aponta que seria possível recuperar cerca de R$ 4 bilhões. Neste sentido, o cálculo foi feito levando em consideração cobre, alumínio, ouro e prata, presentes nos resíduos eletroeletrônicos gerados em 2016.

No momento em que o país busca meios de aquecer a economia, não parece razoável desperdiçar este volume de recursos. Em virtude de o estudo ter sido feito com dados de 2016, o potencial de gerar riquezas no descarte de lixo eletrônico hoje é maior.

De fato, o decreto assinado pelo governo tem o mérito de colocar o assunto em evidência. No entanto, é verdade também que o país já dispõe hoje de uma estrutura que permitiria recuperar pelo menos uma parte destes recursos. Em síntese, existe empresas especializadas neste tipo de descarte que se propõe a buscar os aparelhos nas casas e nas empresas de forma completamente gratuita. Apesar disso, a esmagadora maioria da sociedade ainda não aproveita esta oportunidade e mantém abandonado um verdadeiro tesouro como se fosse lixo. Enfim, que o decreto e as medalhas possam nos inspirar a ter novas atitudes e aproveitar melhor os recursos disponíveis. 

Ricilla Banin Arrais de Oliveira, diretora da JC Logística Reversa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.