Dia mundial da vida selvagem: a tecnologia como "salva-vidas" para preservar a biodiversidade

0

A natureza está em crise. Em 2013, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu o dia 03 de março como Dia Mundial da Vida Selvagem para estimular uma reflexão sobre a importância de preservarmos a fauna e flora mundial, em especial as espécies em perigo de extinção. Mas hoje, sete anos depois, a ameaça continua latente: 1 milhão de espécies animais e vegetais estão em perigo de extinção e os ecossistemas naturais já foram reduzidos em 47%, em média[1]. Somente na América Latina, quatro espécies já desapareceram completamente nos últimos 15 anos: a tartaruga gigante Pinta, a arara azul, o sapo dourado e a foca-monge do Caribe.

Muitas entidades de proteção ambiental consideram 2020 como o ano decisivo para definir a agenda de ações para a próxima década e a TI terá um papel fundamental nesta questão. Tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Blockchain estão se propagando fortemente e parecem mostrar 'uma luz no fim do túnel'.

Por exemplo, na África do Sul a Internet das Coisas tem ajudado a preservar os rinocerontes. O país abriga quase 70% dos rinocerontes que restam no planeta e, todos os dias, ao menos três são mortos. Com isso, o MTN – provedor de telecomunicações africano – e a Universidade de Wageningen e Prodapt, com a ajuda da IBM, desenvolveram uma solução com sensores personalizados que transmitem dados sobre o comportamento dos animais para a plataforma IoT, prevendo ameaças e combatendo a caça ilegal de rinocerontes.

Já na Argentina foi criado o Alquid, um aplicativo com Inteligência Artificial que prevê quando e onde o chamado "bloom de algas" aparecerá, um problema global que afeta a vida marinha. Para usar o aplicativo, não é necessário ter grande conhecimento: ao tirar uma foto, cada pessoa estará contribuindo com dados para a IA proprietária do sistema, cujos dados estão vinculados a outras fontes de informações da NASA e do Serviço Meteorológico.

E não vamos deixar para trás o Blockchain, tecnologia que está revolucionando a agricultura para torná-la mais sustentável. A rastreabilidade dos produtos já é um fato em países como Colômbia e Brasil e pode ajudar na crise do desmatamento e na segurança alimentar, acompanhando, por exemplo, o comércio madeireiro e a logística de distribuição de alimentos.

Outro desafio global que tem grande relevância quando falamos de preservação da vida selvagem é o das mudanças climáticas. E este foi o tema definido para o Call for Code 2020, que terá o objetivo de ajudar a deter e reverter o impacto das mudanças climáticas com tecnologias de código aberto. A competição mundial convoca desenvolvedores a criar tecnologias que possam gerar um impacto humanitário imediato e duradouro para as comunidades ao redor do mundo.

A tecnologia está impulsionando grandes projetos globais e representa uma esperança para as profundas cicatrizes que a Terra tem. Cabe a nós usá-la para o bem, com base em valores e princípios éticos que nos ajudam, em primeira e última instância, a preservar a mundo em que vivemos.

Todos temos um papel importante a executar, e o momento para isso é agora.

Juliana Nobre, gerente de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.


[1] https://news.un.org/es/audio/2019/05/1455501

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.