Para 75% dos profissionais de cibersegurança, ameaça de malwares e ransomwares deve crescer no próximo ano

0

2022 deverá ser um ano em que a ameaça imposta pelos malwares e ransomwares crescerá ainda mais, segundo os profissionais que atuam na linha de frente contra esses ataques. Isto é o que revela a pesquisa Bitglass Malware and Ransomware Report, da empresa de mesmo nome que passou a integrar seu portfólio à Forcepoint.

O levantamento ouviu centenas de profissionais de cibersegurança espalhados por diversas indústrias, e revelou que 75% destes profissionais veem um provável crescimento desses tipos de ataques nos próximos 12 meses. A pesquisa também ouviu o panorama geral das empresas sobre os problemas envolvendo a proteção de dados hoje.

A tensão causada por esse tipo de ataque acompanha o entendimento de seus riscos. Mais da metade (55%) das companhias ouvidas veem os malwares e ransomwares como ameaças "extremas". Entre as consequências mais citadas, estão perda de produtividade (52%), queda de sistemas (38%) e prejuízos na receita (27%).

Além do crescimento em número de incidentes, outro aspecto no qual os profissionais ouvidos dizem estar preocupados é o aumento na complexidade dos ataques. 49% deles afirma que o maior obstáculo para superar a ameaça imposta por malwares e ransomwares é exatamente a sofisticação dos ataques.

Apesar disso, curiosamente, ao serem perguntados sobre as estratégias mais percebidas sendo utilizadas por cibercriminosos, os resultados são técnicas que já são velhas conhecidas da área: e-mails com phishing e/ou engenharia social (61%), anexos maliciosos (47%) e sites suspeitos (39%).

Por fim, a restabelecimento dos prejuízos após um ataque consumado foi um ponto ouvido. 49% dos entrevistados disseram precisar de alguns dias para se recuperar de uma situação de malware ou ransomware. Interessantemente, 10% afirmam que potencialmente jamais conseguiriam se recuperar totalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.