Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Tecnologia e produto são as áreas em que startups mais sofrem para...

Tecnologia e produto são as áreas em que startups mais sofrem para contratar, aponta pesquisa

3
Publicidade

Segundo a ABS (Associação Brasileira de Startups), o número de startups registradas no Brasil teve um salto expressivo entre 2015 e 2021 — de 4.151 para 13.700, crescimento superior a 200%. No entanto, a ascensão não aplacou um dos principais desafios do segmento. De acordo com a pesquisa “Gente e Gestão para suportar o ecossistema de startups no Brasil”, peça inaugural de uma parceria estratégica entre o Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel e a Visagio, plataforma global de transformação e desenvolvimento de negócios, o volume de vagas não tem sido suficiente para atrair talentos. Ainda que a maioria dos negócios tenha políticas agressivas de bônus ou distribuição de ações, 53% dos empreendedores avaliam que não têm marcas empregadoras fortes e que isso afeta negativamente processos como contratação e retenção.

A pesquisa estabeleceu uma classificação de 1 a 5 para o grau de dificuldade de contratação na percepção das startups. Tecnologia (4,16) foi a área em que as empresas identificaram maior nível de complicação, seguida por produto (3,27), comercial (3,09), marketing (3,05) e sucesso do cliente (3,03).

Uma das principais armas das startups para reduzir essa dificuldade de gerir talentos, de acordo com o estudo, é a proposta de valor para empregados (EVP, na sigla em inglês). São pacotes que incluem flexibilidade do modelo de contratação, remuneração participativa, transparência, possibilidade de crescimento rápido e a criação de uma rede de apoio, por exemplo.

No caso da atração de talentos, as estratégias mais populares entre startups são “desafio e oportunidade para aprender” (52%), propósito e missão (49%), possibilidade de crescimento hierárquico (44%), oportunidade de ganhos escaláveis (38%) e ambiente de trabalho horizontal (24%). Essa classificação muda um pouco entre as iniciativas voltadas para a retenção: possibilidade de crescimento hierárquico (43%) ocupa a liderança no ranking desse grupo, seguida por oportunidade de ganhos escaláveis (41%), propósito e missão (38%), desafio e oportunidade de aprender (38%) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (31%).

“O que a pesquisa mostra é que os talentos escolhem as startups. O desafio enorme para as empresas é estruturar planos que sejam capazes de atrair ou reter boas pessoas sem que isso comprometa o caixa ou a autonomia financeira da companhia. É por isso que a gestão de uma startup demanda expertise e clareza de processos”, opina Carlos Junior, CEO do Grupo Sai do Papel.

60% dos colaboradores de startups têm salário de até R$ 3 mil

A pesquisa também traçou um panorama sobre a média salarial praticada nas startups brasileiras. Para isso, colaboradores foram divididos entre alta gestão, média gestão e equipes para serem divididos nessas searas.

Na alta gestão, apenas 2% das startups têm média salarial superior a R? 25 mil. Em compensação, 7% dessas empresas trabalham com média mensal inferior a R? 3 mil para o topo de sua hierarquia.

O cenário muda consideravelmente na média gestão, faixa em que 95% das startups com até 25 colaboradores têm média salarial de até R? 10 mil. Na equipe, 60% dos colaboradores desses empreendimentos recebem até R? 3 mil por mês.

No quesito “bônus e PLR anual”, apenas 3% das startups oferecem para equipes benefícios que superam R?30 mil. Na alta gestão, por outro lado, 28% das empresas distribuem valores superiores a esse patamar.

A pesquisa foi conduzida entre novembro e dezembro de 2021, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 7% para mais ou para menos.

O lançamento da pesquisa de Gente e Gestão para suportar o ecossistema de startups no Brasil é o primeiro passo de uma nova frente de negócios para Sai do Papel e Visagio. Juntas, as duas companhias desenvolverão estudos e outras iniciativas relacionadas à inteligência de mercado.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile