A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira, 3, a abertura de uma investigação por abuso de posição dominante contra a Motorola Mobility. O órgão regulador acatou pedidos da Microsoft e da Apple, que alegam que a empresa utiliza de forma abusiva algumas de suas patentes com o objetivo de alterar a competitividade no mercado.
As denúncias são que a Motorola têm movido ações judiciais contra as duas empresas pelo uso de patentes padrão da indústria. Sgundo elas, em vez de seguir a lei e negociar licenças de uso com valor justo e não discriminatório, ela tem processado as empresas. As referem a tarefas básicas de eletrônicos, como exibição de vídeos na internet e conexão Wi-Fi, presentes no console de games Xbox, da Microsoft, e no iPhone e iPad, da Apple.
"Não finalizamos nossa aquisição da Motorola Mobility, mas iremos trabalhar com a Comissão Europeia para responder qualquer questão que eles possam ter", afirmou ao The Wall Street Journal um porta-voz do Google. O gigante das buscas aguarda apenas a aprovação da compra da Motorola, feita em agosto do ano passado por US$ 12,5 bilhões, da agência antitruste chinesa. "Temos preocupações sobre abusos de patentes há muito tempo, incluindo processos e demandas de royalties a respeito do sistema operacional Android", completou o representante da empresa.
"A Motorola Mobility está confiante que essa investigação irá demonstrar que a empresa honrou as obrigações e está de acordo com leis antitruste", defendeu uma porta-voz da companhia. "Continuaremos a trabalhar de perto com a Comissão Europeia para resolver a questão assim que possível", finalizou.