Comissão Europeia investiga Motorola por abuso de posição dominante

0

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira, 3, a abertura de uma investigação por abuso de posição dominante contra a Motorola Mobility. O órgão regulador acatou pedidos da Microsoft e da Apple, que alegam que a empresa utiliza de forma abusiva algumas de suas patentes com o objetivo de alterar a competitividade no mercado.

As denúncias são que a Motorola têm movido ações judiciais contra as duas empresas pelo uso de patentes padrão da indústria. Sgundo elas, em vez de seguir a lei e negociar licenças de uso com valor justo e não discriminatório, ela tem processado as empresas. As referem a tarefas básicas de eletrônicos, como exibição de vídeos na internet e conexão Wi-Fi, presentes no console de games Xbox, da Microsoft, e no iPhone e iPad, da Apple.

"Não finalizamos nossa aquisição da Motorola Mobility, mas iremos trabalhar com a Comissão Europeia para responder qualquer questão que eles possam ter", afirmou ao The Wall Street Journal um porta-voz do Google. O gigante das buscas aguarda apenas a aprovação da compra da Motorola, feita em agosto do ano passado por US$ 12,5 bilhões, da agência antitruste chinesa. "Temos preocupações sobre abusos de patentes há muito tempo, incluindo processos e demandas de royalties a respeito do sistema operacional Android", completou o representante da empresa.

"A Motorola Mobility está confiante que essa investigação irá demonstrar que a empresa honrou as obrigações e está de acordo com leis antitruste", defendeu uma porta-voz da companhia. "Continuaremos a trabalhar de perto com a Comissão Europeia para resolver a questão assim que possível", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.