Facebook contra-ataca e acusa Yahoo de quebra de patentes

0

Em resposta ao processo de patentes aberto pelo Yahoo, o Facebook desfechou um contra-ataque e acusou o site de quebrar dez patentes de sua propriedade. A rede social preencheu um pedido reconvencional na Corte Distrital de San José, na California, onde corre a ação. De acordo com o documento, o Yahoo violou patentes que cobrem alguns mecanismos responsáveis por 80% da geração de receita do Facebook, que totalizou US$ 4 bilhões no ano passado. São tecnologias sobre conteúdos, exibição de anúncios, personalização de informação e compartilhamento de fotos.

A decisão do Facebook contrariou analistas. Eles esperavam que a companhia fosse tentar um acordo para colocar panos quentes no caso, já que qualquer revés pode prejudicar a abertura de capital da empresa, prevista para maio. Com a acusação, a rede social prova que está disposta a se defender atacando.

Mercado de Buscas

O mercado também foi inundado por rumores sobre a entrada do Facebook na disputa com o Google no mercado de buscas, após a contratação de Lars Rasmussen, ex-engenheiro do site de buscas, para chefiar uma equipe de cerca de 20 pessoas. Além disso, Mark Zuckerberg publicou uma imagem em seu perfil pessoal na rede na qual é possível ver seu monitor com uma grande barra de buscas na parte superior, indicando uma mudança no serviço.

Apesar de não confirmada, analistas ouvidos pelo jornal britânico The Telegraph acreditam no potencial da companhia de construir uma plataforma de buscas eficiente, mas com objetivo e experiência bem diferentes na comparação com o Google. Isso porque a ferramenta da rede social varreria conteúdos internos, bem como interações de comentários e indicações de “curtir”, populares entre usuários e inacessível ao Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.