SciELO Brasil lança portal de e-books gratuitos e pagos

    1

    Entrou no ar, no último dia 30 de março, o portal de livros eletrônicos SciELO Livros, do programa Scientific Eletronic Library Online  (SciELO Brasil). O novo endereço publica coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

    As obras poderão ser lidas via e-books, tablets, smartphones ou na tela de qualquer computador. Também podem ser acessadas diretamente do portal ou de buscadores na internet, como o Google.

    A entidade espera que a iniciativa aumente o acesso, uso e impacto de pesquisas, ensaios e estudos científicos. "Uma porcentagem significativa de citações que os periódicos SciELO fazem, principalmente na área de humanas, está em livros. E como um dos objetivos da coleção SciELO é interligar as citações entre periódicos, a ideia é também fazer isso com livros", diz Abel Packer, membro da coordenação do programa SciELO.

    Inicialmente, o portal reunirá cerca de 200 títulos das editoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fiocruz, que participaram do desenvolvimento do projeto. A expectativa é de adesão de outras editoras acadêmicas.

    Além das obras com acesso aberto e gratuito, o portal também possui área para venda de obras das editoras integrantes do projeto no formato e-book. "A venda deverá ser uma das fontes de recursos financeiros previstos na operação autossustentável do portal. Isso representa uma novidade para o SciELO, que tem acesso totalmente aberto para os seus periódicos. Entretanto, o número de livros em acesso aberto deverá predominar", diz Packer.

    Em 2011, de acordo com Packer, a coleção SciELO Brasil teve uma média diária de 1,2 milhão de downloads de artigos. Seu modelo de publicações de periódicos é adotado hoje por diversos países e forma uma rede de coleções nacionais.

    (com informações da Agência FAPESP)

    1 COMENTÁRIO

    1. Muito legal e como vai agilizar a leitura
      os juvens só querem saber de aparelhos eletronicos e assim vai dar oportunidade de buscar cultura.

      Cida Martins

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.