Boom das redes sociais exige mudanças nos contact centers, diz especialista

1

Foi-se o tempo em que os contact centers ou SACs das empresas podiam operar em horário comercial, por meio de linhas telefônicas ou troca de e-mails. "A geração Millenium ou Y é a primeira a interagir com as empresas que fornecem serviços e produtos de forma totalmente digital, online, 24 horas por dia, 7 dias por semana", destaca Eric Lieb, diretor geral da Interactive Intelligence do Brasil, durante palestra proferida no Web Expo Forum 2013. "Trata-se de um perfil de pessoas que veem nas redes sociais o espaço escolhido para compartilhar tanto as boas como as más experiências; isso é uma tendência tão forte que, em alguns casos, antes mesmo de procurar o atendimento via contact center, esse usuário hiperconectado já publica no twitter ou no Facebook um depoimento sobre o que está enfrentando."

Para Lieb, essa transformação representa simultaneamente um desafio e uma oportunidade para as empresas. "O desafio é mudar a cultura e a tecnologia da área de atendimento ao cliente de modo a conquistar velocidade na resposta, precisão na informação e a capacidade de resolver com eficácia, por 'n' canais atendimento ao cliente — e isso inclui as próprias redes sociais — a demanda de cada consumidor".

O outro lado deste quadro é extremamente positivo, na visão de Lieb. "Nos últimos 20 ou 30 anos, a interação entre o cliente e seu fornecedor tem ficado cada vez mais distante – passamos do tempo em que íamos até a loja falar diretamente com o gerente para um momento em que muitas camadas hierárquicas e de comunicação colocam-se entre o cliente final e quem realmente pode resolver seu problema". Com a explosão das redes sociais, volta-se a ter a possibilidade de se manter um contato direto entre o consumidor e o operador sênior e bem informado, capaz de resolver a demanda do cliente. "Quando isso acontece, as redes sociais tornam-se um espaço de trocas positivas que podem, inclusive, ajudar a gerar novos negócios para a corporação".

A pessoalidade das interações entre os operadores do contact center e os usuários das redes sociais é algo novo e que ainda não foi plenamente explorado. "Há o risco de seguir aplicando a esses novos canais políticas antigas e que não fazem mais sentido", alerta Lieb. A demora em oferecer uma solução ao cliente, a rigidez da resposta e sua impessoalidade – características de uma outra era da interação cliente/empresa –ficaram para trás.

Do ponto de vista da tecnologia, é fundamental contar com uma solução all-in-one, que integre de forma absoluta todos os canais de comunicação de modo a evitar rechamadas ou inconsistências nos dados sobre o cliente. "Essa integração garante, por exemplo, que a solicitação de mudança de endereço de um cliente – algo feito, por exemplo, por meio de um telefonema – não só aconteça de fato, mas esteja imediatamente disponível a todas as consultas, por meio de todos os canais disponíveis", detalha Lieb.

Para o executivo, a grande questão que o mercado vive hoje é compreender que o consumidor é um só, independentemente de estar interagindo com o contact center via redes sociais ou um mero telefonema. "As plataformas que têm uma visão de 360 graus sobre as demandas e os canais de comunicação com o cliente serão capazes, também, de integrar a essa visão tudo o que se passa nas redes sociais", ensina Lieb. "Embora as ferramentas de monitoração das redes sociais ainda sejam soluções isoladas, as melhores plataformas para o contact center apresentam conectores prontos e testados para essas soluções de monitoração; isso garante que tudo o que se passa nas redes sociais esteja alimentando, online, a grande plataforma de software por trás do contact center."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.