Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) SAP é acusada de inflar números da plataforma Hana

SAP é acusada de inflar números da plataforma Hana

1
Publicidade

A SAP vem trabalhando intensamente nos últimos meses no desenvolvimento de software e serviços relacionados à plataforma SAP Hana, tecnologia em memória para gestão de negócios. Uma nota divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo analista Peter Goldmacher, da consultoria Cowen and Co., acusa a multinacional alemã de inflar arbitrariamente a receita dessa linha de negócio a fim de divulgar um crescimento acelerado, porém, irreal. “Se você levar a palavra ‘gestão’ ao pé da letra e acreditar que em dois anos as licenças de Hana aumentaram a uma taxa de cerca de 120% no ano fiscal de 2013, então significa que os outros 90% das licenças da SAP, como apps e BI [sigla em inglês para business intelligence], estão crescendo a 2%, substancialmente abaixo do índice de cada segmento”, justifica o especialista. “Nossa experiência em pesquisa nos leva a crer que a SAP está alocando receitas de produto na unidade, resultando numa taxa de crescimento inflada. Isso constrói um aparente momento de mercado que ainda não existe”, acusa.

Se confirmado, o episódio pode ter reflexos negativos à SAP, porque o bom desempenho das ações da empresa na bolsa eletrônica Nasdaq se dá em grande parte devido à plataforma Hana, pontua o All Things Digital, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Journal. Ressalte-se que a companhia não revela a receita de outras linhas de produto. Segundo Goldmacher, a SAP consegue maquiar os números aplicando grandes descontos em produtos de BI e aplicativos, combinados com produtos de mobilidade e database que são vendidos com “preço cheio”. “À parte dos descontos desiguais por produto, os negócios de database e mobilidade possuem taxas materialmente inferiores e investidores estão com confiança exagerada nessas linhas”, alerta.

Procurado pelo blog, o porta-voz da companhia Jim Dever negou os descontos ou qualquer prática relatada pelo analista. “Acreditamos no valor do Hana, colocamos um preço competitivo e nenhum desconto”, garante. Para o próximo informe de resultados, a SAP tem expectativa de aumento entre 11% e 13% nas vendas de software e serviços relacionados, enquanto a receita com assinaturas de software na nuvem deve obter taxas de 14% a 20%.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile