EMC detalha estratégia de proteção de dados para data center definido por software

0
23

Com objetivo de estender o conceito de virtualização para todos os recursos e serviços de TI, a EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, anunciou nesta quinta-feira, 3, seu novo portfólio de produtos e tecnologias para atender a todo o espectro de requisitos de proteção de dados enfrentados pelas empresas, principalmente para aquelas que estão lidando com o desafio de migrar a arquitetura de sua infraestrutura de TI para um data center definido por software.

Nos data centers definidos por software, a infraestrutura é virtualizada e oferecida como serviço. Para manter uma proteção efetiva durante a transição para ambientes de última geração, as estratégias e tecnologias de proteção de dados também devem evoluir para um modelo de entrega baseada em serviços.

"A proteção de dados como serviço é um elemento essencial para estabelecer segurança efetiva aos data centers definidos por software — uma base que precisa estar em ação para que as organizações façam, com segurança, a transição para infraestruturas da terceira plataforma", ressalta Guy Churchward, presidente da divisão de disponibilidade e proteção de dados da EMC Corp.

De acordo com o executivo, as novas soluções de proteção de dados abrangem todas as necessidades de segurança da informação dos clientes, desde o arquivamento até a disponibilidade contínua em ambientes físicos, virtuais e de nuvem. "Com este anúncio, a EMC acrescenta novas integrações com plataformas de armazenamento primário e de proteção e com hipervisores e aplicativos corporativos, expandindo também o suporte a ambientes de nuvem e oferecendo novas tecnologias que permitem a entrega de proteção de dados como serviço."

A estratégia de proteção de dados da companhia tem como base o EMC Data Protection Suite, um pacote de produtos integrados voltado para otimizar os ambientes de arquivamento e backup, tanto no local quanto na nuvem, à medida que eles evoluem. A suíte é composta por cinco ferramentas — Avamar, NetWorker, Data Protection Advisor, Mozy e SourceOne — e inclui, entre outros recursos, o gerenciamento de snapshot para sistemas de armazenamento EMC Isilon, EMC VNX e NetApp e suporte a infraestruturas de nuvem VMware e Microsoft

Junto com o novo pacote a EMC também apresenta o Blueprint, serviço de backup que fornece informações sobre recursos de proteção de dados, com insights estratégicos e designs específicos do ambiente da empresa, juntamente com recomendações para melhoria.

Todos os novos produtos EMC de proteção de dados estarão disponíveis a partir do segundo trimestre deste ano. O Blueprint para serviço de arquitetura de backup está já disponível.

Deixe seu comentário