Governo vai revisar estratégia geral da área de TI de órgãos federais

0

O governo federal vai reestruturar a estratégia para área de tecnologia da informação dos órgãos federais. O Ministério do Planejamento apresentou nesta quinta-feira, 3, o plano para revisão da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI). Os novos objetivos e metas foram propostos para os dirigentes de TI dos órgãos federais, incluindo os correlatos e seccionais. A agenda valerá para o biênio 2014-2015 e prevê duas mudanças estruturais. A primeira é a elaboração participativa, ou seja, com propostas e demandas trazidas diretamente pelos órgãos, e a segunda é o alinhamento às estratégias do governo.

Antes da apresentação do plano de revisão, foram realizadas oficinas e discussões com os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). A partir desses encontros, foram levantadas demandas como, por exemplo, pessoal capacitado para gestão de TI nos órgãos federais. Assim, uma das metas da estratégia geral de TI é a realização de novos concursos públicos e a capacitação dos servidores que atuam na área.

Outra meta da EGTI é o compartilhamento de informações, seja de softwares e soluções eletrônicas desenvolvidas nos órgãos do governo ou de estratégias de gestão que otimizem o trabalho. "Precisamos entender a EGTI como uma política de Estado. Um dos desafios é replicar o conhecimento de TI. Sabemos, por exemplo, que existem órgãos que aplicam muito bem os seus recursos. Esse conhecimento precisa ser dividido", defendeu Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Passado o período de discussão e ajuste, a nova versão da EGTI deverá ser apresentada oficialmente no dia 19 de maio. O documento também serve de subsídio para que os órgãos do Sisp elaborem seus planos diretores de tecnologia da informação. "Estamos diante de um projeto que provoca a melhoria da gestão e da prestação de serviços ao cidadão", explicou Valter Correia, assessor especial para modernização da gestão do Ministério do Planejamento.

Alinhamento

A sensibilização dos gestores de TI passa também pelo alinhamento às estratégias de governo. Outro objetivo importante é realização de compras compartilhadas. Atualmente, esse tipo de compra é obrigatória para alguns itens e serviços de uso comum na administração pública federal. A intenção é estender a prática a itens não obrigatórios. "Se houver a comunicação entre os gestores de TI, os órgãos podem voluntariamente se organizar e prever uma contratação conjunta", explicou Leonardo Boselli, diretor substituto do departamento de infraestrutura e serviços de rede do ministério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.