Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Parlamento Europeu aprova PL que garante neutralidade de rede

Parlamento Europeu aprova PL que garante neutralidade de rede

0
Publicidade

O Parlamento Europeu votou e aprovou nesta quinta, 3, uma minuta de legislação (diretiva) que tem como propósito garantir o acesso livre à internet e estabelecer políticas de roaming na Europa, além de outras medidas aplicáveis aos mercados de telecomunicações e banda larga. A proposta ainda não tem força legal, já que precisará ser validada pela próxima legislatura do Parlamento, que assume em maio, e depois ser implementada por cada país da comunidade, mas é um passo importante no debate sobre neutralidade da rede na Europa.

Pelo texto da minuta aprovada pelo Parlamento, ficaria proibido o bloqueio ou a degradação de serviços de internet como Skype, WhatsApp, Netflix e outros, por razões econômicas ou comerciais. Por outro lado, seria aceitável tratamento diferenciado a serviços especiais que demandem alta qualidade de rede, como vídeo sob demanda, serviço corporativos, aplicações em cloud e outros, desde que isso não implique na degradação dos demais. Bloqueio e degradação de tráfego só seriam aceitáveis em condições específicas decorrentes de questões legais ou de segurança da própria rede.

O Parlamento também aprovou nessa minuta a exclusão das taxas de roaming para voz, dados e texto entre países-membros a partir do final de 2015 e ainda medidas de otimização do espectro para 4G e 5G.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile