A bolha da cobrança

0

O que é pior: ter um débito e não conseguir quitá-lo ou nem saber ao certo o significado de "estar endividado"? Esse, infelizmente, parece ser o cenário da família brasileira. Já passada a bolha imobiliária, prepare-se: vem aí a bolha da cobrança! Sua empresa está preparada?

Segundo um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, 86% dos brasileiros com controle formal de seus ganhos e gastos não se consideram endividados. Na prática, esse termo se refere a "pessoas com parcelas a vencer, de compras divididas ou empréstimos realizados". O número cai para 66% quando falamos de quem não tem controle financeiro. Por isso, segundo os economistas do instituto, 73% não sabem ao certo se pertencem a essa estatística ou não.

Outro ponto interessante da pesquisa diz respeito às causas das contas atrasadas. Cerca de 54% dos consumidores não quitaram suas pendências por falta de planejamento e a disponibilidade fácil de crédito. Além disso, 53% dos inadimplentes já tiveram o nome sujo mais de uma vez. Ou seja: a ação de dever é algo recorrente na maioria dos casos.

Com a alta na inflação e um possível crescimento no desemprego, como já vemos na indústria e construção civil, os números negativos devem crescer cada vez mais. Como resultado, as assessorias de cobrança e recuperação de crédito precisam se preparar para a explosão de demanda sem aumentar os seus próprios custos, é claro. Afinal, elas também fazem parte do momento difícil pelo qual todos estamos passando.

Uma das principais alternativas para aumentar a produtividade e reduzir os custos é investir em soluções tecnológicas. Apenas para citar um exemplo, com o discador, o desempenho de toda a equipe é otimizado, pois são eliminadas as três primeiras etapas improdutivas de uma operação: a busca de um cliente, a discagem e o contato não efetivo (não atende, ocupado, números inválidos e secretária eletrônica).

Qualquer país sempre terá desafios econômicos, pois esse setor se modifica constantemente, não só por variáveis internas, como também externas. A grande questão é: sua empresa está preparada para lidar com todo tipo de cenário, seja ele bom ou ruim? Com uma tecnologia de ponta e profissionais capacitados, a resposta tende a ser sempre "sim".

Ariane Abreu, diretora Comercial da Total IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.