Senado faz sessão especial sobre 100 anos da IBM no Brasil

0

O Plenário do Senado realizou nesta segunda-feira, 3, sessão especial em homenagem à  IBM Brasil, que completa 100 anos de atuação no país. O senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor do requerimento que resultou na sessão especial, afirmou que foi uma oportunidade para reconhecer a importância da empresa para o país, desde quando foi contratada pelo governo brasileiro para a ajudar no censo demográfico de 1920.

À mesa: senador Thieres Pinto (E); presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto; presidente da sessão, senador Wellington Fagundes; diretor do Prodasen, Alessandro Pereira de Albuquerque; representante dos funcionários da IBM Brasil, Magali Cardoso Caruson foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Wellington afirmou que os programas de "cidadania corporativa" da IBM "continuam transformando a vida das pessoas, no país e mundo afora". O senador citou como exemplo o projeto do professor Eduardo Simões, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), que visa disseminar a robótica e a inclusão digital entre jovens brasileiros. A IBM apoia o projeto de Simões de construção de robôs com sucatas, com o qual mostra aos jovens que é possível estudar em uma universidade pública e se tornar um cientista.

O presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto, homenageou Valentim Bouças, o brasileiro responsável pela instalação da empresa, que tinha o nome de Computing Tabulating Recording Company quando chegou ao país. Sem ele, acrescentou, o centenário da IBM no Brasil não estaria sendo comemorado.

Segundo Porto, "o clichê de que o mundo mudou não poderia ser mais apropriado para descrever as transformações pelas quais a IBM passou ao longo dessa jornada". O executivo observou que, em 2015, "surgiu uma nova IBM, uma empresa que procura liderar tendências e mercados em uma nova era da computação — a era dos negócios e governos competitivos".

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen), Alessandro Pereira de Albuquerque, disse que, mesmo com a desativação do mainframe do Prodasen, fornecido pela IBM, as "modernas soluções" da empresa, em cópias de segurança, servidores, virtualização e computação pessoal, ainda apoiam as atividades do Senado. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.