Customer Experience e a jornada do cliente: O Black Mirror do Marketing que gera negócios

0

Muito tem se falado em transformar a experiência do cliente em um momento único e capaz de encantar o consumidor. Porém, o que é preciso pensar é em como unir as emoções desse cliente com as suas expectativas e, ao mesmo tempo, mapear as possíveis interações dele com a marca. Parece desafiador?

Isso é que o chamamos de Customer Experience aliado a jornada do cliente. A questão é que desafiador não é a palavra certa, mas sim inteligência e capacidade de enxergar além do que o consumidor necessita, como ele pensa, reage e quais são as suas possíveis escolhas daqui para a frente.

Digamos que mapear todas essas situações e, de forma assertiva, avaliar as opções e tê-las disponíveis, será a grande oportunidade de geração de novos negócios e de receitas para as empresas. Colocar-se no lugar do cliente e analisar o que ele tem pela frente é a melhor visão que se deve ter. Uma espécie de "black mirror do Marketing" que, diga-se de passagem, vale a pena uma explicação mais detalhada.

Você já assistiu Black Mirror Bandersnatch?

Se não assistiu, é bom reservar um tempo para essa experiência. Disponível no Netflix, mesma plataforma de streaming onde existe a série Black Mirror, o longa-metragem Bandersnatch vai exatamente ao encontro do que estamos falando agora: a interatividade das pessoas com o meio e a possibilidade de "algo" influenciar suas escolhas a todo momento.

No filme, o telespectador pode e deve escolher a continuidade da história em alguns momentos decisivos. São apenas poucos segundos para definir qual o caminho que o protagonista tomará, com base no que a própria pessoa achar que é melhor. Um longa interativo como esses é claro que rendeu comentários.

Essa história tem tudo a ver com o Customer Experience 360 e com a jornada do cliente: se você precisa decifrar o que vem pela frente, é bom contar com as informações necessárias e dados para fazer a escolha certa e, assim, gerar negócios em um patamar ainda mais elevado.

Antecipar as escolhas do cliente [   ] sim

Esperar o cliente procurar o produto  [ ] não

Black Mirror x Customer Experience 360

Redes sociais, chatbots avançados, WhatsApp, e-mail, marketing, vendas… O seu cliente já sabe que pode contar com alguns ou todos esses pontos de contato com a marca. O que ele quer, na verdade, é que você o conheça mais do que ele próprio, que preveja o que pode ser melhor para ele, que seja conveniente e prático e que o surpreenda com um atendimento excelente, não importa qual dos meios for escolhido.

Imagine: o consumidor X é viajante frequente, preza por determinado horário e faz três vezes por semana a mesma rota. Utiliza automóveis alugados no ponto de destino. Seu GPS registra a sua passagem sempre em bairros centrais e corporativos. Reflita sobre as inúmeras oportunidades de relacionamento e de vendas que podemos criar, a partir do momento em que temos essa jornada registrada, acompanhada e analisada em um único lugar. Podemos brincar de Netflix Black Mirror Bandersnatch!

Por mais assustador que possa parecer, é possível, enquanto áreas de Marketing e Vendas, ter essa brincadeira nas mãos. Chama-se Customer Experience 360 e é um game changer. 

Profundo conhecimento do cliente [   ] sim

Ofertas padrão   [ ] não

Jornada do cliente definida em dados

"As empresas terão mais dados sobre os clientes, sabendo exatamente o que querem, onde compram, a quanto tempo são clientes, o que sentem."Steven Van Belleghem, Customer Think e as previsões para 2019

A jornada do cliente é como acompanhar o protagonista de Black Mirror Bandersnatch, Stefan, um criador e programador de jogos da década de 80, em todas as suas ocasiões de decisão. Para cada decisão, um resultado. Agora volta para o seu cliente, o qual você deve conhecer muito bem. Para cada ação da vida ou interação com a sua marca, pode ser oferecido um produto, um serviço, um complemento ou um prêmio. Basta ter a jornada dele atualizada e disponível para ser trabalhada.  

Mas onde está essa tal jornada do cliente? No Netflix? De certo que o canal de streaming tem o seu dashboard, com a funcionalidade da jornada da audiência ativíssima. As plataformas de Customer Service 360 disponibilizam esta ferramenta, que permite visualizar o histórico do consumidor e, com isso, saber com mais precisão e facilidade quais serão seus próximos passos. E, é claro, hiper-personalizar ofertas e um atendimento sob medida. 

Customer Experience 360 [  ] sim

Dúvida de onde está e o que quer o cliente? [  ] não

Lembra-se daquela frase que provavelmente você já viu em algum lugar: se você comprar este produto, talvez também goste deste"? Pois é. Está aí um ótimo exemplo de jornada do cliente, preditivo, certeiro, envolvente e que se encaixa exatamente no que o consumidor pode escolher — com meio caminho andado para a compra.

Não existem mais limites para desenvolver a melhor experiência do cliente possível. Minha escolha é: que seja positivamente inesquecível e duradoura.

Vanessa D'Angelo, diretora de Marketing da Plusoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.