BNDES quer aumentar apoio a projetos de TI

0

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que o Brasil terá um grande trabalho para recuperar as oportunidades perdidas nos últimos 20 anos para economias asiáticas no setor da tecnologia da informação.

Ele citou o caso da Coréia, que há 25 anos tinha um papel insignificante no setor em comparação ao Brasil e hoje é uma potência. ?Não vamos conseguir reproduzir a experiência exitosa da Coréia da noite para o dia, mas a gente vê várias outras economias asiáticas que até pouco eram de segundo time fazendo movimentos muito interessantes."

Ele afirmou que o banco deverá priorizar projetos que sejam competitivos globalmente, diferentemente do que ocorria no passado, quando o objetivo era a proteção do mercado doméstico. "O que se propõe aqui é que os projetos tenham, de saída, um escopo de operação de mercado. Nós teremos que desenvolver com humildade empresas que possam se capacitar?, disse Coutinho.

A idéia, acrescentou ele, é preparar as empresas nacionais de pequeno e médio porte para aproveitar novas oportunidades de negócios na áreas. "É preciso estruturar a cooperação institucional e ações coordenadas para criar condições de desenvolvimento dessas oportunidades. Estabelecer uma meta quantitativa neste momento não é algo que se possa fazer, até porque, os investimentos em infra-estrutura são muito mais intensivos.?

Segundo Coutinho, o apoio do BNDES a projetos em tecnologia da informação e comunicações poderá se dar via mercado de capitais, seja por meio da concessão de crédito ou pela capitalização de empresas. Ele lembrou o uso de tecnologias da informação e de comunicações tem crescimento dinâmico, além de puxar o comércio e o investimento em tecnologia no mundo. ?O Brasil não pode pensar em ficar fora desse jogo?, disse, acrescentando que a maneira como o Brasil entrará no jogo é o desafio para o país.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.