Comissão discutirá acesso livre a programas de computador

0

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vai promover, no próximo dia 24, audiência pública para debater os benefícios sociais ligados à tecnologia do software livre.

O autor do requerimento, deputado Eudes Xavier (PT-CE), disse que a audiência pública vai mostrar experiências concretas de inclusão digital. "O software livre cumpre um papel de democratização da tecnologia. Muitos grupos ligados a jovens das universidades estão sendo beneficiados no estudo e na comunicação de um curso com outro por meio desse tipo de programa. Experiências focadas na economia solidária também dão retorno positivo", afirmou.

Eudes Xavier convidou para o debate integrantes da Cooperativa Pirambu Digital, que funciona como incubadora de serviços em tecnologia da informação e em inclusão digital na periferia de Fortaleza (CE). Serão mostradas experiências desenvolvidas em vários estados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A audiência pública vai abrir espaço também para os representantes de softwares comerciais.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática analisa o Projeto de Lei 6685/06, do Senado, que incentiva o desenvolvimento dos softwares livres. O texto dá preferência no financiamento de equipamentos de telecomunicações a produtos que usem esse tipo de programa.

A preferência se refere à implantação de acessos para serviços de redes digitais de informação destinadas ao acesso público em estabelecimentos de ensino e em bibliotecas, e ao fornecimento de acessos individuais e de equipamentos de interface a instituições de apoio a pessoas com deficiência. Os recursos viriam do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust).

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.