A Distribuidora Online, que desde 2009 comercializa pela internet medicamentos e produtos de higiene pessoal e cosméticos, firmou uma parceria com a Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos.
A ideia é aproveitar a logística da Profarma, que possui 12 centros de distribuição no Brasil, para abastecer um número maior de farmácias e drogarias e atingir 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos.
O acordo vai permitir a oferta de um amplo mix de produtos farmacêuticos, entre medicamentos de marca, genéricos e correlatos, além da mais completa linha de cosméticos, produtos de higiene pessoal e beleza, e suplementos alimentares, destaca Ricardo Coutinho, proprietário da Distribuidora Online.
Segundo ele, as condições e os preços são atrativos e permitirão também a oferta para produtos de alto custo, vacinas e artigos hospitalares.
A Profarma busca oferecer mais um canal de vendas aos clientes, acrescenta Lucas Menezes, diretor comercial da empresa. "Com a Distribuidora Online vislumbramos uma oportunidade interessante de melhoria no atendimento às farmácias independentes", afirma.
A Distribuidora Online contabiliza mais de 1 milhão de pedidos anuais em seu portal e 53 mil estabelecimentos cadastrados. Com a parceria, a qualquer hora as farmácias e drogarias poderão acessar o portal, selecionar os produtos desejados e fazer o pedido.
O procedimento não exige o acompanhamento de representante ou promotor para captar o pedido. Isso porque o portal é estruturado de forma prática para que os responsáveis pelas compras possam negociar e adquirir produtos, mesmo sem experiência em sites de compras online.
O foco da Distribuidora Online são as farmácias independentes que representam mais de 90% do total de lojas do mercado farmacêutico brasileiro.
Ao se integrar no portal, as farmácias independentes participam de uma rede nacional, o que lhes permite a redução de custos, a diversificação da sua linha de produtos e serviços, o aumento do poder de negociação na hora da compra.
Já a Profarma comercializa por mês aproximadamente 18 milhões de produtos farmacêuticos, itens de higiene pessoal e cosméticos. Os seus 12 centros de distribuição abastecem em torno de 31 mil pontos de venda no Brasil.