Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Anatel diz que franquia de dados é permitida pela LGT

    Anatel diz que franquia de dados é permitida pela LGT

    0
    Publicidade

    O vice-presidente da Anatel, Rodrigo Zerbone, disse nesta terça-feira, 3, que a agência vai criar, nos próximos dias, um grupo de trabalho, com a participação dos órgãos de defesa do consumidor e das teles, para estudar as implicações resultantes da adoção da franquia de dados nos planos de banda larga fixa. “Só depois dessa avaliação, que não tem prazo para acabar, o Conselho Diretor vai se manifestar sobre a questão”, afirmou, durante audiência pública sobre limitação da internet fixa no Senado.

    Zerbone adiantou que apenas retirar o item que trata da limitação de uso de dados no regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) não resolverá o problema, uma vez que a liberdade de negócio está prevista na Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Para isso, entende, é preciso que haja uma legislação restritiva por parte do governo ou do Congresso Nacional.

    Sobre o regulamento do SCM, Zerbone salientou que durante sua elaboração, que passou por amplo debate público, não houve contribuições que pedissem a retirada da possibilidade da franquia, mas sim de salvaguardas para que os usuários pudessem acompanhar o consumo, ponto que foi reforçado no regulamento de defesa do consumidor. Ele disse que as duas regras são restritivas ao uso da franquia.

    O vice-presidente da Anatel também destacou os esforços da agência em dar mais transparência a seus processos e do espaço que hoje é dado aos órgãos de defesa dos consumidores, que têm a oportunidade de participar desde o início do processo de regulação. Zerbone representou na audiência o presidente da Anatel, João Rezende, duramente criticado pela maioria dos palestrantes.

    Marco Civil da Internet

    O senador Walter Pinheiro (Sem partido-BA) reconhece que a LGT permite liberdade de modelos de negócios em serviços privados, mas também admite a obediência a leis específicas. “A LGT recepcionou o Marco Civil da Internet, que diz que a banda larga é um serviço essencial e que só pode ser bloqueada por inadimplência”, ressaltou.

    Para o senador, o modelo de negócio é livre, mas compete ao Estado dizer como os serviços devem ser prestados. Além disso, sustenta que a questão da banda larga foi mal conduzida pelo governo desde o seu princípio, que não garantiu a infraestrutura para todos os municípios.

    Pinheiro sugeriu três frentes de trabalho para os senadores, sendo o primeiro deles de derrubar a carga tributária que incide sobre os serviços de telecomunicações. Outra frente é ter um papel mais incisivo na questão dos fundos setoriais, que não são usados e a terceira, decidir que tipo de regime se quer para o serviço de banda larga, se público ou privado, lembrando que o público onera excessivamente o governo, que pode não estar preparado para suportar.

     

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile