"Há dificuldades de medir o consumo de dados pelos usuários", afirma Demi Getschko

0

O diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko, reconheceu, nesta terça-feira, 3, durante audiência pública no Senado, que nas justificativas do projeto do Marco Civil da Internet estavam previstos modelos de negócios com franquias de dados e velocidade, mas que a primeira possibilidade era voltada para a internet móvel e, a segunda, para a fixa. Segundo ele, o modelo que as operadoras querem agora é de dados e velocidade para a Internet fixa.

demi getschko
Demi Getschko

O engenheiro disse que há dificuldades para medir o consumo da Internet pelo usuário, uma vez que spams, propagandas e outros pacotes de dados não pedidos pelo usuário serão descontados da franquia, o que torna o processo difícil. "Além disso, é complicado que essa contagem seja feita de um lado só", disse.

Com essa avaliação, Getschko põe em xeque a possibilidade de se permitir a franquia nos serviços fixos, mesmo que as operadoras disponibilizem ferramentas para o acompanhamento desta prática, como propôs a Anatel. De acordo com ele, a questão fica mais complicada quando se leva em conta que 80% do tráfego da Internet móvel vêm do wifi, ou seja, da banda larga fixa.

Prejuízos

A representante da Intervozes, Bia Barbosa, disse, na audiência pública, que a aplicação da franquia na banda larga fixa prejudica mais o consumidor de baixa renda, que terá plano mais barato e com direito a menor volume de dados. Segundo ela, esses consumidores usam a internet móvel principalmente por meio do wifi.

Ela disse que a Anatel, ao invés de impor o regime público para a banda larga, que foi considerado um serviço essencial no Marco Civil da Internet, o que daria mais poderes de regulação à agência, está desmontando o regime público, numa alusão aos debates sobre o fim da concessão da telefonia fixa. "A resposta pela falta de investimento não pode ser a limitação", ressaltou.

O representante do Idec, Rafael Zanata, por sua vez, afirmou que a aplicação da franquia de dados à banda larga fixa se reveste em um conflito de interesse entre as operadoras e os quase 100 milhões de usuários do serviço. Ele salientou que as teles não apresentaram nenhuma justificativa técnica para alteração dos contratos, ferindo, assim, o Código de Defesa do Consumidor. "Isso pode se caracterizar em elevação arbitrária de preço, o que é proibido", afirmou.

A coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci, informou que a entidade já entrou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que as operadoras sejam impedidas de comercializar planos franqueados com acesso restrito a determinados conteúdos. Ela disse que dos 190 países monitorados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), 130 oferecem internet ilimitada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.