Publicidade
Início Notícias Profissional Pesquisa: usuários do Facebook estão repensando compartilhamento de dados após caso da...

Pesquisa: usuários do Facebook estão repensando compartilhamento de dados após caso da Cambridge Analytica

0
Publicidade

 

Os usuários do Facebook estão repensando a quantidade de dados que compartilham com a rede social e outros serviços online, como o Twitter e o Instagram, à luz das revelações sobre uma violação de dados envolvendo a Cambridge Analytica.

Duas pesquisas com 500 pessoas realizadas pela agência de pesquisa Toluna descobriu que o escândalo fez com que 54% dos entrevistados atualizassem suas configurações de privacidade no Facebook, enquanto 5% afirmavam ter encerrado suas contas. “Podemos ver pelos números que os brasileiros estão realmente preocupados com a privacidade de seus dados online e estão tomando medidas para se sentirem mais seguros”, afirma Luca Bon, diretor da Toluna para a América Latina.

Segundo dados revelados pela própria empresa em 2016, o Facebook é utilizado por 102 milhões de brasileiros, o que significa que é possível que até 5 milhões de pessoas tenham deletado sua conta desde que o escândalo foi revelado e cerca de 55 milhões podem ter atualizado suas configurações de privacidade somente no Brasil.

A pesquisa da Toluna constata também que 50% dos entrevistados estão “muito mais cautelosos” com o tipo de conteúdo que publicam e compartilham no Facebook, enquanto outros 31% estão “um pouco mais cautelosos”. Apenas 19% disseram que as revelações sobre o escândalo da Cambridge Analytica não tiveram impacto sobre o tipo de informação que irão publicar.

E em um sinal de que o escândalo está afetando mais amplamente a visão dos consumidores sobre o compartilhamento de dados, quase três quartos (73%) dos entrevistados dizem que também serão mais cautelosos ao compartilhar informações em outras empresas de tecnologia como Twitter, Instagram e Google. “Os brasileiros, de acordo com a nossa pesquisa, ficaram muito mais atentos com o que devem ou não compartilhar na Internet e o escândalo envolvendo uma empresa como o Facebook acaba afetando outras redes sociais”, afirma Luca Bon. “Com as nossas pesquisas que podem ser concluídas em apenas duas horas, conseguimos os insights, o que as pessoas estão pensando em determinado momento sobre determinado assunto em todo o Brasil.’, completa o diretor da Toluna.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile