Programa Conecta, da CNT e BMG UpTech, amplia período de inscrição

0

O período de inscrições para o programa Conecta, iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o BMG UpTech, braço do Grupo BMG voltado para a inovação, foi prorrogado. O objetivo é selecionar e impulsionar startups que tenham projetos inovadores para o setor de transporte e logística do Brasil, nos segmentos aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário, incluindo todo o seu entorno (áreas de saúde, educação, bem-estar, fintech, entre outros).

O benefício para os selecionados é um aporte financeiro que pode chegar a R$ 460 mil por empresa, além de aceleração internacional no Vale do Silício (Estados Unidos), mentorias de alto nível e capacitação dos gestores na Fundação Dom Cabral (FDC), considerada a melhor escola de negócios da América Latina e 12ª do mundo, de acordo com ranking do jornal britânico Financial Times. Os empreendedores ainda terão a oportunidade de estar em conexão direta ou indireta com possíveis clientes, o que envolve toda a rede da CNT.

Idealizado pelo presidente da CNT, Clésio Andrade, o Conecta busca startups maduras, nacionais e internacionais, que desenvolvam projetos capazes de promover a superação de desafios, além de benefícios para toda a cadeia de transporte e logística do país. A expectativa é de que o projeto, considerado um dos maiores programas de investimento da América Latina, possa impactar todo o setor transportador, que hoje corresponde a um universo de mais de 200 mil empresas, 2 milhões de caminhoneiros e taxistas autônomos e mais de 3 milhões de empregados.

Áreas de interesse

As soluções inscritas podem ter relação tanto com a atividade-fim ou processos internos das companhias de transporte (por exemplo, RH e jurídico), quanto contemplar as atividades acessórias a esses mercados. Nesse caso, alguns segmentos de interesse são gestão, sustentabilidade, odontologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação, entre tantos outros.

Essas áreas são ligadas ao Sest Senat, que oferece capacitação profissional e assistência social para trabalhadores do transporte e, também, relacionadas ao ITL (Instituto de Transporte e Logística), entidade que atua na educação, pesquisa e inteligência para o setor transportador. A multidisciplinaridade do programa Conecta, portanto, abre espaço para startups de praticamente todos os setores da economia.

Resultados esperados

Conforme o diretor para Assuntos Internacionais da CNT, Harley Andrade, o Conecta é mais uma ação da entidade para promover a inovação no transporte brasileiro, com aproveitamento de oportunidades decorrentes das transformações tecnológicas. Por isso, conta com a chancela de três dos maiores players desse ecossistema no Brasil e na América Latina: além do BMG UpTech, a Bossa Nova Investimentos e a aceleradora Nxtp.Labs. "O que buscamos são alternativas inteligentes para o setor. Temos que provocar a criatividade e encontrar, lá fora, quem está produzindo soluções possíveis para problemas que temos mapeados em todos os modais", esclarece.

Entre os resultados esperados, o CEO do BMG UpTech, Rodolfo Santos, explica que estão a redução de custos, o ganho de eficiência e o estímulo à inovação. "Startup é uma empresa que atua em soluções bastante específicas focadas em resolver problemas reais, de forma prática, simples e com muita eficácia. A ideia, assim, é ir ao mercado para encontrar empreendedores que possam apresentar respostas assertivas para os desafios do transporte brasileiro", afirma.

Santos ressalta que o Conecta não é um programa de aceleração de startups, mas de tração. Isso significa que as empresas participantes já devem ser maduras e estar em operação, com produtos e serviços disponíveis. A partir daí, receberão impulso para crescer, por meio dos investimentos e assessorias, com destaque para a parceria com a Fundação Dom Cabral. A instituição oferecerá aos 25 selecionados na fase 2 do Conecta uma capacitação em gestão, com foco nas dimensões individuais, organizacionais e de mercado. O objetivo é promover, ao longo de quatro meses, o desenvolvimento sustentável dos empreendedores para melhor performance e perenidade nos negócios.

Os interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 15 de maio para se cadastrar diretamente pelo endereço http://conecta.cnt.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.