Publicidade
Início Notícias Inovação Havaianas investe em inciativa artística com uso de NFT

Havaianas investe em inciativa artística com uso de NFT

0
Publicidade

“O mundo do NFT está vivendo um boom nesse momento. O Golden State Warriors acaba de lançar memorabilia em NFT, Jack Dorsey, fundador do Twitter, leiloou seu primeiro tweet por US$ 2.9 milhão e a Sotheby’s vendeu uma arte em NFT do artista Pak por mais de US$16 milhões. Ao mesmo tempo, estamos vendo a moda digital vir com muita força. O que começou com skins nos games, ganhou uma força enorme e já há marcas vendendo apenas roupas e calçados digitais, que podem ser “vestidos” como filtros de Instagram e outras redes sociais.

Para Havaianas, que sempre esteve à frente do seu tempo como marca inovadora e global, faz muito sentido participar dessa conversa”, declara Fernanda Romano, CMO da Alpargatas.

NFT ganhou headlines recentes em muitos países, acompanhando a euforia atual do mercado de criptomoedas, mas, no Brasil, o termo está começando a ser disseminado. A sigla – em português “Token não-fungível” (aquilo que não pode ser substituído ou trocado por algo da mesma espécie ou qualidade) -, representa um certificado que funciona como um comprovante de autenticidade e, quando atrelado a um item digital, garante que este pertence, exclusivamente, ao seu portador.

“Nossa intenção era entrar na conversa de maneira autêntica e a arte faz parte da história dessa marca, que, há mais de vinte anos colabora com artistas e designers gráficos seja como canvas – esses criam estampas, ou em sua publicidade, que é reconhecida e celebrada mundialmente. Mas queríamos uma história boa e foi aí que pensamos no Adhemas”, completa Fernanda. Adhemas Batista fez parte da história da marca, há mais de quinze anos, quando ainda designer em uma agência de propaganda. É dele um dos principais traços que os times que trabalham em criação de shapes e desenhos de coleção se inspiram até hoje. Radicado em Los Angeles, continua a criar para marcas, e, como artista, já cria e comercializa suas criações em NFT.

Através de cinco artes digitais inéditas, Adhemas conta sua relação com a marca e, carinhosamente, apresenta o tema da coleção como Felicidade. “Trabalhar para Havaianas no começo dos anos 2000 me deu muita visibilidade e permitiu meu crescimento profissional. Revisitar meu passado com Havaianas, o que eu vivi e que me permitiu vir para Los Angeles e me estabelecer aqui, me faz feliz e é por isso que o tema da coleção é Felicidade. As peças contam momentos importantes da minha vida pessoal, profissional e a relação com Havaianas, e como essas histórias estão entrelaçadas”, afirma.

A coleção virtual de Havaianas NFT contará com cinco intervenções artísticas em um shape inédito e que, de fato, não existe ainda no mundo físico. Todas as artes foram inspiradas na felicidade: Happy Feet; A Step to Happiness; Happy Citizen; Happy Spring; Happy Heels. “A minha intenção é trazer um sorriso no meio desse mundo caótico. Não é tentar lutar contra o caos, mas olhar pelo lado otimista e tentar abraçar oportunidades”, afirma Adhemas.

Escolhida pelo próprio artista por ser um projeto da mesma região onde nasceu e cresceu, a Favela Galeria receberá 7% do lucro líquido arrecadado por Havaianas neste leilão. Adhemas também doará parte de seu cachê à mesma instituição – um museu de arte a céu aberto, localizado na zona leste de São Paulo.

O leilão acontece dia 12 de maio, pela Foundation.app e terá duração de 24 horas. Os lances não possuem restrição geográfica, até pela natureza das criptomoedas – no caso, Ethereum é a moeda da plataforma – podendo ser realizados de todo o mundo.

Blockchain

O NFT utiliza tecnologia de blockchain, um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações através da internet e o selo garante que as informações armazenadas nessa cadeia sejam seguras e invioláveis, o que impede os ativos digitais de serem copiados ou falsificados. “É isso que faz da arte do Adhemas algo tão especial. Esse shape é um conceito do time de criação de Havaianas que pode, um dia, vir a ser um produto no mundo físico, mas a expressão desse reencontro da marca com o Adhemas, para ele contar sua história, nesse momento que o mundo está vivendo – e precisando de um sorriso – é um momento único. No blockchain, esse momento fica registrado como uma arte única e não será copiado. Ainda assim, tenho certeza, será apreciado e celebrado por todos que virem” finaliza Fernanda.

Sobre a Favela Galeria

Em São Paulo, uma comunidade na zona leste abriga uma galeria de artes. É a Favela Galeria, em Vila Flávia, no bairro São Mateus, zona leste da capital. Na galeria de arte a céu aberto, coletivos, ativistas e moradores se mobilizam. A arte na comunidade é também uma forma de elevar a autoestima dos moradores da região. Para tanto, são retratados personagens locais pelas paredes do bairro. A Favela Galeria se instalou no bairro para as pessoas buscarem arte. A ideia é que a Favela Galeria possa ser reconhecida oficialmente como um dos roteiros culturais da nossa cidade e, com isso, auxiliar a desenvolver a economia local.

FORUM BLOCKCHAIN

A TI INSIDE realiza a 4ª edição do Forum Blockchain, onde o tema de NFT será abordado, entre outros temas inovadores. Veja a grade, mais informações e inscrições no site www.forumblockchain.com.br ou telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br    

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile