Publicidade
Início ESG Neoenergia utiliza drones para fiscalizar área de proteção ambiental de hidrelétricas

Neoenergia utiliza drones para fiscalizar área de proteção ambiental de hidrelétricas

0
Visão aérea região da UHE Corumbá
Publicidade

O uso de tecnologias pode contribuir com mais eficiência para as atividades no setor elétrico, por isso, a inovação e a digitalização de processos fazem parte do dia a dia da Neoenergia. Nas usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu (PR), Corumbá III (GO) e Teles Pires (MT/PA), os veículos aéreos não-tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, são uma ferramenta para o monitoramento de uso e ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos reservatórios e para o apoio nas atividades relacionadas à organização fundiária. Os equipamentos possibilitam o acesso a imagens em alta resolução, que podem ser trabalhadas por meio de ferramentas de fotogrametria, geoprocessamento e sensoriamento remoto, dando mais agilidade e objetividade ao controle dessas áreas. Ao todo, são 28,2 mil hectares de conservação em alguns dos principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

“A utilização dos drones e de outros dispositivos inovadores facilita o nosso trabalho nas áreas florestais, uma atuação em linha com o Código Florestal Brasileiro e os compromissos da companhia para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente. Com as imagens obtidas a partir dos drones, conseguimos identificar rapidamente possíveis focos de desmatamento ou ocupações irregulares, por exemplo, tomando imediatamente as medidas necessárias para combatê-los. Além disso, é uma tecnologia financeiramente viável, principalmente se compararmos a imagens de satélite ou aerolevantamentos disponíveis atualmente no mercado”, afirma o superintendente de Operações e Engenharia de Hidráulicas da Neoenergia, José Paulo Werberich.

Nas APPs, são desenvolvidos diversos programas ambientais definidos em conjunto com os órgãos licenciadores, com objetivos como a recuperação de áreas degradadas, monitorar a fauna, flora e promover o reflorestamento. A companhia atua também para monitorar essas áreas, buscando a manutenção da cobertura florestal e evitando ocorrências de ocupações indevidas nas áreas de preservação.

s drones contribuem com esse trabalho por propiciar a obtenção de imagens multitemporais de alta resolução. A partir delas, podem ser obtidos mosaicos de imagens de determinados locais, são as chamadas ortofotos, que, por sua vez, permitem que os técnicos possam avaliar e acompanhar de maneira detalhada a recuperação das Áreas de Preservação Permanente com um enfoque mais amplo. Em Baixo Iguaçu, por exemplo, a APP se estenderá até o Parque Nacional do Iguaçu, consolidando um Corredor de Biodiversidade por onde espécies poderão transitar e VANTs apoiarão nas atividades de consolidação dessas áreas protegidas.

O uso dos VANTs tem ainda uma vantagem para a segurança ocupacional dos técnicos. Com os dispositivos, é possível ter acesso à visualização da área de forma completa e rápida, reduzindo a necessidade de trabalhos em campo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile