88% dos líderes latino-americanos reconhecem a importância da IA ética

0

Um novo estudo global da IBM Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis por liderar e defender a ética da IA (Inteligência Artificial) em uma organização: 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico – CEO – como o principal "campeão" da ética da IA, um aumento considerável em relação aos 15% em 2018.

O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas. No caso da América Latina, os executivos são mais otimistas, com 66% dos entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20% concordaram com isso.

O estudo também concluiu que:

Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA

• 21% dos entrevistados da América Latina consideram os CEOs como os principais responsáveis pela ética da IA.

• Na região, 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.

• 67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%), funcionários (59%) e clientes (56%).

Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA.

• 88% dos líderes da América Latina pesquisados concordam que a ética da IA é importante para suas organizações. Ao mesmo tempo, 89% dos entrevistados acreditam que é uma fonte de diferenciação competitiva.

• Empresas em todo o mundo já começaram a avançar. Mais da metade dos entrevistados em todo o mundo disse que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA em sua abordagem de ética nos negócios.

• Mais de 56% dos entrevistados na região da América Latina dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.

Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo

• Globalmente, mais CEOs pesquisados (79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA em suas práticas de IA — bem acima dos 21% em 2018.

• Mais da metade das organizações globais endossou publicamente princípios comuns de ética em IA. No entanto, menos de um quarto colocou em prática.

• 68% das organizações globais pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusiva de indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusiva.

"Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim, houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA em suas práticas", disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. "As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA."

A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro.

O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo:

1. Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa – a IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA da linha de negócios têm um papel distinto na jornada confiável da IA.

2. Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da IA – adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.

3. Vá além de sua organização — expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer "interoperabilidade ética".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.