Lojas Renner investe em reduzir emissões absolutas de gases do efeito estufa

0

Enquanto celebra o avanço de sua estratégia de sustentabilidade e intensifica as iniciativas para aumentar o conhecimento do público sobre o tema, a Lojas Renner também se concentra em finalizar a estruturação do seu novo ciclo de compromissos públicos que irá formalizar as ambições da Companhia na área para os próximos anos. Em mais uma evolução, a varejista já antencipa uma de suas metas relacionadas a mudanças climáticas que, pela primeira vez, é baseada na ciência e foi aprovada pela Science Based Targets Initiative (SBTi).

A meta está alinhada com os pontos mais recentes estabelecidos pela ciência climática para o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global bem abaixo de 2°C, acima dos níveis pré-industriais, e busca esforços para frear o aquecimento a 1,5°C. A Lojas Renner submeteu a meta à aprovação da SBTi, iniciativa mundial do Carbon Disclosure Program (CDP), Pacto Global das Nações Unidas, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), que propõe métricas matemáticas para calcular a jornada de redução de emissões de GEE (gases do efeito estufa) até o Net Zero.

Com isso, na prática, a Lojas Renner se compromete em reduzir as emissões absolutas de gases do efeito estufa, de escopo 1 (emissões diretas da Companhia) e 2 (emissões indiretas através do consumo de energia elétrica), em 46,2% até 2030 – se comparado ao ano base de 2019, atendendo ao desejo de limitar o aquecimento da temperatura do planeta em 1,5°C. Além disso, a Companhia também firma o compromisso de reduzir as emissões de GEE de escopo 3 (outras emissões indiretas) relacionadas a bens e serviços adquiridos, em 75% por peça de vestuário e calçados dentro do mesmo prazo, alinhado ao cenário climático bem abaixo a 2ºC.

"Há anos olhamos com atenção para as questões envolvendo as mudanças climáticas, tanto que acabamos de anunciar o atingimento de um primeiro ciclo de compromissos públicos que incluía metas relacionadas ao tema. Esta nova meta aprovada pela SBTi é ambiciosa e materializa nosso comprometimento em ser um agente transformador na evolução de toda a cadeia de moda e, consequentemente, expandir o impacto para a sociedade", afirma o gerente geral de Sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

Com o intuito de atingir a nova meta, a Lojas Renner terá um plano com ações baseadas em três pilares prioritários. O primeiro se refere aos produtos com menor impacto produzidos a partir de matérias-primas menos emissoras, como materiais orgânicos e reciclados, garantido sua origem por meio de certificados. O pilar de produção mais limpa visa fomentar o uso de energia renovável em toda a cadeia produtiva, incluindo a continuidade do consumo corporativo de 100% de energia renovável por parte da varejista. Já o terceiro pilar diz respeito à produção mais eficiente, visando incentivar as ações de eficiência energética e redução de perdas em toda a cadeia. Além da atuação junto aos seus fornecedores têxteis, a Companhia também irá atuar junto aos seus fornecedores de logística, de forma a otimizar a sua malha e aumentar o uso de combustíveis menos emissores.

Para garantir o estabelecimento da meta alinhada com todos os requisitos ténicos da SBTi, defnir as iniciativas necessárias para alcançá-la e também monitorar o andamento de suas ações, a Lojas Renner firmou uma parceria com a WayCarbon,  consultoria em mudança do clima. Agora, a Companhia contará com o Climas, software que faz a gestão de emissões de GEE de modo automatizado e ágil, facilitando análises estratégicas e alinhadas com as ambições da agenda climática da varejista.

"Ao longo de mais de 1 ano, a Lojas Renner, em parceria com a WayCarbon, tem trabalhado no mapeamento das emissões de GEE na cadeia de valor e na identificação de ações focadas em redução para elaboração de um plano de descarbonização. A clareza de quais frentes são necessárias para atingir suas metas indicam que a empresa entende o tamanho do desafio e sabe como fará para honrar seus compromissos, que são tão ambiciosos quanto necessários para frear o aquecimento global", diz a gerente de Estratégia de Mitigação da WayCarbon, Bruna Dias.

Cumprimento do primeiro ciclo dos compromissos de sustentabilidade

Há anos avançando em sua estratégia de sustentabilidade, a Lojas Renner acabou de divulgar que, no final de 2021, atingiu seu primeiro ciclo de compromissos públicos relativos ao tema, inclusive superando algumas das metas estabelecidas em 2018.

A Renner encerrou 2021 com 81,3% de itens de vestuário classificados como menos impactantes, um ponto porcentual acima do compromisso de 80% traçado. Além disso, alcançou a marca de 99,15% de algodão certificado. O compromisso de ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental foi cumprido antes do prazo, em setembro, garantindo a adoção de melhores práticas amplamente legitimadas.

A Companhia também chegou ao final do ano com 100% do seu consumo corporativo de energia, que inclui prédios administrativos, CDs e lojas, proveniente de fontes renováveis de baixo impacto (a meta traçada era de 75%). A Lojas Renner ainda havia se comprometido em reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017 – mais uma meta superada, pois ao término de 2021 alcançou uma redução de 35,4% frente ao ano base acordado.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em  www.esgforum.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.