Complexo de Saúde da UERJ implanta gestão hospitalar

0

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e demais unidades que compõem o Complexo de Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) já estão em processo de implantação da plataforma de gestão hospitalar SOUL MV, em busca de um conjunto de soluções que permitam para uma visão ampla e integrada de processos clínicos, administrativos, financeiros, operacionais e estratégicos.

A solução engloba desde o agendamento de uma simples consulta até a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e de ferramentas estratégicas, como o Business Intelligence (BI) e o Balanced Scorecard (BSC), resultando, por exemplo, em redução de custos na assistência e aumento da qualidade e da assertividade no atendimento a pacientes.

Utilizando atualmente sistemas não unificados e incompletos, o hospital universitário, a policlínica e as demais unidades enfrentam desafios para evitar perda de dados e duplicidade de registros de pacientes, estabelecer controles e acompanhamentos gerenciais, planejar ações coordenadas, adotar metodologias padronizadas e não depender do prontuário em papel. Com a conclusão da implantação do SOUL MV, a previsão é de que ainda este ano o Complexo de Saúde da UERJ obtenha gestão completa da oferta de serviços e programas; controle da aplicação dos recursos públicos; padronização de processos; integração e fluxo de dados entre setores; gerenciamento de compra, distribuição e consumo de materiais, medicamentos e OPMEs; monitoramento de indicadores de desempenho; controle de estoque; e muitos outros benefícios.

De acordo com o coordenador de Planejamento e Análise de Custos da Superintendência de Saúde, Dércio Santiago Júnior, o uso do sistema MV também tem como objetivo a garantia de ações coordenadas entre as unidades, a economia de recursos e o aumento da oferta de serviços. Considerando especificamente a área de gestão financeira, as soluções do SOUL MV permitem apurar custos e resultados com precisão, detectar desperdícios, corrigir procedimentos e evitar perda de receita.

Para os profissionais da área acadêmica, entre os benefícios esperados com o uso do sistema está a construção de um banco de dados de pesquisa com indicadores operacionais e clínicos. Nesse ponto, o principal aliado será o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A solução, que faz parte do SOUL MV, permite a digitalização e o compartilhamento da informação clínica e administrativa dos atendimentos realizados a cada paciente entre hospitais, operadoras de planos de saúde, clínicas e laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.