IBM e Cisco expandem portfólio com aquisições de fornecedoras de nuvem baseada em OpenStack

0

A IBM e a Cisco Systems deram mais um passo importante para consolidação de suas estratégias de computação em nuvem com o anúncio, nesta quarta-feira, 3, da aquisição de fornecedoras serviços de nuvem baseada em OpenStack, plataforma de código aberto para hospedagem e gerenciamento de serviços de nuvem. A IBM divulgou a compra da Blue Box, fornecedora de nuvem privada, que permite às empresas implantar ambientes de nuvem privada ou híbrida, enquanto a Cisco anunciou a intenção de adquirir a Piston Cloud Computing, startup conhecida por sua distribuição de nuvem OpenStack. Os termos financeiros dos negócios não foram revelados.

Em comunicado, a IBM diz que a compra da Blue Box reforça seu compromisso de "entregar modelos de computação em nuvem flexíveis para que os clientes possam migrar seus dados e aplicações para ambientes de nuvem, sejam eles públicos, privados ou híbridos". Ainda segundo a companhia, com a aquisição, ela ajudará as empresas a integrar rapidamente seus aplicativos e sistemas à nuvem. A Blue Box também fortalece o portfólio do IBM Cloud, com a introdução de uma oferta OpenStack de gerenciamento remoto.

A IBM afirma possuir hoje mais de 500 desenvolvedores dedicados a trabalhar em projetos de nuvem aberta para trazer inovações para o mercado. Um pesquisa recente da Forrester Research muitas empresas usam ou planejam usar o IBM Cloud como sua principal plataforma de nuvem privada. "A aquisição da Blue Box acelera estratégia de nuvem aberta da IBM tornando mais fácil para os nossos clientes para migrar seus dados e aplicativos para a nuvem e adotar ambientes de nuvem híbrida", disse o gerente geral da IBM Cloud Services, Jim Comfort.

Rede de nuvens

Já a Cisco afirma que a Piston terá um papel importante na consolidação do seu modelo de nuvem, a Intercloud, uma infraestrutura que está sendo criada pela fabricante de equipamentos de redes para conectar plataformas de nuvem diferentes, por meio de acesso privado, que, segundo ela, possibilitará o uso das aplicações nelas hospedadas, com segurança e controle.

Segundo a empresa, a Intercloud conta hoje com mais 30 parceiros globais, que aderiram à rede de nuvens de alta performance, que possibilitará o acesso e uso das aplicações nelas hospedadas. A British Telecom, DeutscheTelekom, NTT Data e Equinix estão entre os novos parceiros da Intercloud. Além disso, uma série de outras empresas está construindo sistemas e aplicativos compatíveis com a rede de nuvens.

A Cisco diz que a Piston virá para complementar o portfolio da Metacloud, fornecedora de uma plataforma de hospedagem e gestão de cloud, também baseada em OpenStack, adquirida por ela no ano passado. "A aquisição da Piston irá ajudar a consolidar a Intercloud, trazendo experiência operacional adicional sobre infraestrutura e o profundo conhecimento que a empresa tem sobre sistemas distribuídos e implantação automatizada", disse a empresa em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.