Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fisioterapeutas desenvolvem dispositivo que aumenta disponibilidade de respiradores e leitos de...

Fisioterapeutas desenvolvem dispositivo que aumenta disponibilidade de respiradores e leitos de UTI

0
Publicidade

A equipe de fisioterapeutas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolveu um adaptador que permite o uso de aparelhos de ventilação mecânica não-invasiva, os chamados BiPAPs, em pacientes com Covid-19 internados em UTI. Atualmente o uso de BiPAP é contra-indicado nos casos da doença devido a possibilidade de contaminação da equipe assistencial. O novo sistema permite a adaptação de um filtro bacteriano e viral no circuito dos ventiladores, possibilitando que o paciente respire sem que o ambiente seja contaminado.

O dispositivo já foi usado em 18 pacientes com COVID-19 atendidos na UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Destes, 10 já tiveram alta da Unidade de Terapia Intensiva, continuando o tratamento na enfermaria e 2 já deixaram o hospital, retornando para suas casas.

O projeto do adaptador foi desenvolvido no SENAI e os primeiros protótipos foram feitos em impressora 3D e em seguida foram realizados testes com simulador pulmonar na Engenharia Clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com o resultado satisfatório dos testes, o projeto foi aprovado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e pela equipe médica da UTI. Agora os adaptadores estão sendo produzidos em impressoras 3D no Centro de Inovação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e na UNICAMP com ajuda da Siemens, uma grande empresa do setor de equipamentos hospitalares.

Os resultados favoráveis obtidos até o momento indicaram a necessidade de buscar parceiros para a produção do adaptador em escala maior, aumentando a capacidade de atendimento do próprio hospital e permitindo que outras instituições que mostrarem interesse, utilizem o sistema.

“Vivemos uma pandemia sem precedentes que nos mobiliza a buscar alternativas para melhorar o atendimento aos pacientes infectados. Com a superlotação das UTI’s precisamos de alternativas que aumentem a oferta de leitos e disponibilizem o uso de ventiladores mecânicos, permitindo o atendimento de um maior número de pessoas. A ideia agora é apresentar esse sistema para outros hospitais da rede particular e da rede pública. Acreditamos que essa nova opção de ventilação vai ajudar a salvar muitas vidas “, afirma Milton Telles, fisioterapeuta idealizador do dispositivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile