Publicidade
Início Blogueria Negócios na nuvem ganham segurança com a arquitetura SASE

Negócios na nuvem ganham segurança com a arquitetura SASE

0
Publicidade

A nuvem conquistou o mundo e, com isso, o perímetro se reinventou. O novo ambiente digital das empresas está se expandindo em alta velocidade, aglutinando profissionais em Home Office, filiais de escritórios localizadas fora de grandes centros e organizações pulverizadas por centenas ou milhares de pontos remotos. Isso está levando o time de ICT Security a revolucionar sua política de acessos, buscando levar infraestrutura de rede e segurança a todos os pontos da empresa. A base dessa realidade é a nuvem (pública, privada ou híbrida) e o uso de SaaS (software as a service) em todas as modalidades possíveis.

Esses avanços explicam a demanda pela arquitetura SASE (Secure Access Service Edge).  Adere ao SASE a empresa que compreendeu que dados críticos podem, por meio da nuvem, ser acessados com segurança de qualquer ponto.

O SASE foi divulgado pelo Gartner pela primeira vez em 2019.

Segundo esse instituto de análise de mercado, até 2024 40% das organizações de todo o mundo contarão com estratégias de implementação do SASE. Em 2018, essa proporção era de apenas 1% das empresas. Para o instituto de pesquisas Market Watch, até 2026 esse mercado vai atingir a marca de quase 4 bilhões de dólares. A demanda pelo SASE é reforçada, ainda, pela crescente adoção de dispositivos IoT no Brasil.

O que é, então, o SASE?

O SASE é uma arquitetura híbrida, que integra soluções de infraestrutura de rede e de segurança. Do lado da rede entram em cena recursos como SWG (Smart Edge Secure Web Gateway), tecnologia que provê melhor performance, escalabilidade e segurança para a rede e SDWAN. Do lado da cyber segurança, a arquitetura SASE inclui FWaaS – Firewall as a service, com ênfase nos recursos de filtro de conteúdo Web, IPS (Intrusion Prevention System) e antimalware. O SASE tem de suportar, também, o ZTNA, Zero Trust Networking Access, acessos Zero Trust à rede.

Em alguns casos, é importante estudar, ainda, a inclusão de recursos de CASB (Cloud Access Security Broker) e DLP (Data Loss Prevention) nessa configuração. O CASB explora recursos de IA para, por meio do uso de APIs, proteger as informações corporativas trafegadas ou armazenadas em soluções SaaS. O DLP, por outro lado, destaca-se por sua capacidade de detectar ameaças e evitar o vazamento de dados críticos. A adoção de CASB e DLP no SASE é uma estratégia indicada no caso de empresas usuárias de grandes plataformas na nuvem como Office 365, GoogleDocs e SalesForce.

O SASE nada mais é do que um broker que concentra serviços de segurança em todos os ambientes da nuvem, seja na borda da rede (o Edge), seja em localidades mais centrais. O critério correto para implementar o SASE não é o quão distante o ponto de acesso está dos headquarters da empresa.

O caso de uso que justifica o SASE é reconhecer que a mobilidade nunca foi tão necessária, e que, através dessa mobilidade, dados críticos estão navegando na nuvem. Isso exige que se leve segurança para pontos que, antes, eram vistos como secundários em demandas de segurança e rede.

O modo como o SASE será implementado na empresa é crítico para o sucesso do projeto.

Trata-se de uma arquitetura sofisticada, que interliga intimamente tecnologias de networking e de segurança digital que, até agora, eram projetadas, implementadas e gerenciadas de modo estanque. Todo projeto SASE aproxima os times de infraestrutura e de segurança, exigindo a criação de comitês multidisciplinares e troca de experiências críticas para o sucesso da empreitada.

É recomendável que a adoção do SASE aconteça em fases, começando com as soluções de acesso seguro à nuvem e, conforme o contexto, avancem num segundo momento para a implementação dos recursos CASB e DLP. Numa etapa posterior seriam equacionados os requisitos de governança, algo muito estratégico num momento em que o mercado se prepara para o início da fiscalização das empresas em relação à conformidade à LGPD.

O caminho da adoção do SASE traz alguns desafios

– Serviços inconsistentes: é o que acontece quando a empresa usuária do SASE não entrega, aos seus usuários, os serviços digitais que eles necessitam para realizar suas atividades. A origem dessa falha diz respeito a problemas no mapeamento de direitos e bloqueios de acesso dos usuários. O SASE é, por princípio, baseado em políticas de acesso. Se a implementação acontecer seguindo as configurações padrão da arquitetura, alguns colaboradores da empresa usuária poderão ficar sem acesso a recursos críticos para seu trabalho. Para evitar isso, é aconselhável que a plataforma SASE inclua recursos de gestão de identidade do usuário na nuvem.

– Dificuldade de gerenciamento: isso acontece quando a empresa usuária opta pelo SASE construído no formato de uma colcha de retalhos, com, por exemplo, um Firewall as a service de um fornecedor e o DLP de outro. A arquitetura SASE reúne várias camadas de segurança com funções específicas, mas que, ao final do dia, atuam de forma integrada para garantir a segurança do acesso à nuvem. A dificuldade em ganhar visibilidade sobre todos os elementos do SASE e identificar, por exemplo, pontos de falha, acaba levando a empresa usuária a ter de dispender muito tempo e energia com a gestão dessa tecnologia. Quem escolher uma plataforma SASE de um único fornecedor terá acesso a uma visão de gerenciamento centralizada e integrada.

– Alta latência: esse desafio está diretamente ligado ao DNA híbrido do SASE, com componentes que endereçam a infraestrutura de rede e a segurança do acesso à nuvem. No mundo pós-pandemia, conexão é tudo – sejam links múltiplos à disposição dos headquarters, sejam serviços de internet de baixa banda contratados pelo trabalhador em Home Office. A solução para esse desafio é, desde a fase do projeto, identificar os gaps da rede, desenhando caminhos para padronizar ao máximo a velocidade da conexão de cada usuário à nuvem.a jornada em direção ao SASE, é fundamental contar com o apoio de um parceiro de serviços que traga em seu curriculum projetos bem-sucedidos.

O time dessa consultoria – com profissionais treinados e certificados nas tecnologias que compõem a arquitetura SASE – deve mesclar conhecimentos de negócios e da cultura da organização que caminha em direção ao SASE com informações sobre tecnologias de segurança e de networking, além de detalhes do funcionamento das principais nuvens. Como tudo que diz respeito à nuvem, o SASE é uma arquitetura fluida e em constante transformação, que demanda contínuos investimentos em treinamento e certificação dos experts nessa área.

Em 2021, veremos as empresas que adotarem simultaneamente a nuvem e o SASE avançarem como nunca, tornando-se benchmarks em suas verticais. A solidez desta arquitetura garante que a gestão de segurança de todos os pontos de acesso à nuvem será feita a partir das políticas da empresa, algo estreitamente ligado à lógica dos negócios. Estudar o que o SASE agrega à economia digital brasileira é, portanto, urgente.

Fernando Freitas, cybersecurity technical director da Cyberone.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile