Itaú Unibanco e Cubo anunciam criação do hub ESG

0

O Cubo Itaú passa a contar com um hub especialmente voltado a soluções ESG, que tem como principal objetivo ser uma plataforma para os empreendedores tecnológicos que querem transformar a realidade social e ambiental do Brasil e América Latina e focará em inovação e desenvolvimento tecnológico para redução e remoção de carbono.

Atualmente, o ecossistema brasileiro tem 1.270 startups ESG, de acordo com levantamento da Pipe.Lab. Além de alavancar e potencializar as empresas já existentes, o mais recente hub do Cubo quer fomentar novas gerações de empreendedores nesse setor para que criem soluções disruptivas e escaláveis. "As ineficiências estruturais são evidências do enorme potencial que a inovação tecnológica tem a longo prazo no segmento", comenta Pedro Prates, executivo do Cubo Itaú. Até o fim de 2022, o hub pretende triplicar o número de startups do setor em sua comunidade.

A iniciativa será organizada por meio de hubs, e o primeiro deles é o Net Zero, que nasce com a missão de resolver os desafios da descarbonização em setores prioritários, como Agropecuária, Construção Civil, Petróleo & Gás e Siderurgia. "O Hub quer reunir empresas, indivíduos, startups, tech companies e demais agentes para transformar a região por meio de empreendedorismo tecnológico", complementa Prates.

O hub tem como proposta aproximar esses empreendedores de grandes corporações que assumiram compromissos de redução de emissões, em especial os clientes do Itaú.

"Queremos ser o banco que estará ao lado dos clientes neste processo de transição, e o Cubo ESG será mais uma forma de apoiarmos os nossos clientes nessa jornada. As soluções para que as organizações alcancem seus objetivos de zerar emissões passam por tecnologia, inovação e fomento ao empreendedorismo, por isso vemos essa parceria com o Cubo como fundamental em nossa própria estratégia Net Zero, uma vez que, hoje, ela depende essencialmente da descarbonização da nossa carteira de clientes", explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

Recentemente, o Itaú aderiu ao Net Zero Banking Alliance, acordo mundial liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar os recursos necessários Corporativo | Interno para construir uma economia global com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa, alinhada ao Acordo de Paris. O objetivo do banco, que já é neutro em carbono para emissões diretas (escopos 1 e 2), consiste em reduzir as emissões financiadas (escopo 3) em 50% até 2030 e se tornar carbono neutro até 2050.

Na estratégia ESG do Itaú Unibanco, sustentabilidade e negócios caminham juntos. O banco atua para potencializar negócios ESG e ajudar os clientes a fazer negócios sustentáveis. Na frente de mudanças climáticas, a organização tem trabalhado intensamente para redução de sua pegada de carbono e compensação daquilo que não consegue reduzir. Nesse sentido, o Itaú busca atuar junto aos clientes para promover um comportamento pautado na redução e remoção da pegada de carbono. Atua, também, para a compensação, com iniciativas como a Plataforma Compromisso com o Clima, que conecta empresas e projetos socioambientais para compensação de emissões. O banco trabalha, ainda, em alternativas para fomentar o mercado voluntário de créditos de carbono.

O Cubo ESG e, especificamente, o hub Net Zero, serão cruciais para o desafio do Itaú de auxiliar os clientes na transição, pois o conhecimento sobre como mudar processos de produção, alterar a matéria prima ou implementar a melhor receita para deixar de emitir carbono está sendo desenvolvido agora. Para que isso se concretize em ações práticas, é necessária colaboração.

ESG FORUM 

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.