Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Maioria dos muncípios brasileiros tem política de inclusão digital, aponta levantamento do...

Maioria dos muncípios brasileiros tem política de inclusão digital, aponta levantamento do IBGE

0
Publicidade

BRASÍLIA— Ao menos 90% dos municípios brasileiros contam com uma política de inclusão digital. O número é muito maior que o registrado em 2006, quando 52,9% declararam ter algum tipo de política pública de acesso às tecnologias da informação e comunicações (TICs). Os dados são de uma pesquisa realizada em 2012 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 3. O levantamento aponta no entanto que os projetos desenvolvidos exclusivamente pelas prefeituras são minoria. Na maioria dos casos (76,9%), a participação do governo federal prevalece, ou contam com a colaboração dos governos estaduais (38,1%). Apenas 23,35% dos municípios desenvolvem seus planos sem o apoio federal ou estadual.

A pesquisa aponta, também, que as principais iniciativas de inclusão da maioria das prefeituras (76,8%) são a instalação de computadores nas escolas públicas municipais ou de telecentros (veja gráfico abaixo). Os dados indicam, ainda, que 76,2% dos municípios criaram esses equipamentos.

Outro dado do relatório é que em 795 municípios as prefeituras fornecem redes Wi-Fi – ou seja, em 14,3% dos municípios do país. Na maioria dessas cidades (382) a cobertura é de alguns bairros da área urbana e em 181 o sinal chega a parte da área rural.

O levantamento do IBGE também aponta que quase 75% dos municípios possuem página na internet, sendo que 11,2% declararam que suas páginas são acessíveis a pessoas com deficiência.

munic2012-51-big 
Fonte: IBGE, 2009-2012

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile