Fundação Banco de Olhos de Goiás investe em comunicação por SMS com pacientes

0
25

Há um ano, o Banco de Olhos de Goiás investiu no serviço de SMS corporativo com o objetivo de confirmar as consultas e exames com seus pacientes. A integração do envio das mensagens com o sistema de gestão hospitalar foi realizada pela Zenvia, provedora de soluções de mobilidade.

"Desde a implementação do envio do SMS com a confirmação de consulta ou exame houve uma melhora de 30% na comunicação com os pacientes. Antes de adotarmos o SMS usávamos as ligações convencionais, entretanto, não conseguíamos ligar para todos os pacientes, o que muitas vezes fazia com que o cancelamento ou mudança de datas de consultas e exames não fosse informado. O SMS é uma garantia de que os avisos chegam", explica Edward Lima, do departamento de informática do Banco de Olhos de Goiás.

Encaminhar o SMS aos pacientes tornou-se uma tarefa simples e automática, pois os disparos são realizados diretamente a partir do sistema hospitalar, sem precisar que um funcionário se preocupe em programar os envios.

A Fundação usa um sistema de gestão hospitalar onde é feito o cadastro dos pacientes que chegam ao hospital. Para agendar uma consulta, o programa pesquisa os dados pessoais dos pacientes no próprio sistema e quando é feito um agendamento o SMS é enviado automaticamente.

"O SMS é a ferramenta perfeita para esta comunicação, devido ao seu baixo custo e tecnologia de acesso universal, pois quase 100% dos celulares em operação recebem mensagens de texto. Além disso, o SMS tem alta taxa de abertura de mensagem, incomparável com qualquer outro meio de comunicação, seja e-mail ou até mesmo ligação normal de voz", diz Rafael Lunes, diretor de negócios da Zenvia.

Banco de Olhos

Inaugurada em 1978, a Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG) é uma entidade filantrópica humanitária e sem fins lucrativos, instituída, administrada e mantida pelo Lions Clubes da grande Goiânia, que proporciona à população consultas médicas, exames e cirurgias oftalmológicas nas suas duas unidades de atendimento (Hospital da Fundação Banco de Olhos de Goiás e Instituto Latino-Americano de Oftalmopediatria).

Deixe seu comentário