Publicidade
Início Blogueria O desafio tecnológico dos grandes eventos

O desafio tecnológico dos grandes eventos

0
Publicidade

No espaço de apenas dois anos, o Brasil sediará dois dos maiores eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Este desafio colocou em primeiro plano a necessidade de investimentos do país em infraestrutura e abriu o debate sobre um tema que, embora presente na rotina das grandes cidades brasileiras, ainda não tinha recebido um nome: mobilidade urbana.

O tráfego pesado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro representa um entrave à produtividade. Horas preciosas são perdidas nos deslocamentos entre casa e empresa, fazendo com que se acentue cada vez mais a tendência do trabalho remoto. A adoção de ferramentas de trabalho remoto representa por um lado agilidade, mas por outro um risco em potencial à segurança dos dados de uma organização. Como manter segura a troca de dados sensíveis além das barreiras de proteção da empresa?

O volume de dados gerados em eventos deste porte é imenso, seja por parte das empresas de comunicação envolvidas na cobertura como por parte dos próprios organizadores. O tráfego de informações sensíveis exige a adoção de medidas de segurança que muitas vezes acabam por comprometer o trabalho em equipe.

A busca desse equilíbrio está no centro do trabalho desenvolvido pela Intralinks. A troca segura de informações sensíveis pode – e deve – ser implementada nas organizações. E eventos da magnitude de uma Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos deixam ainda mais clara a necessidade de reforçar a segurança no trabalho entre equipes que compartilham remotamente informações valiosas.

Cada vez mais o modelo tradicional de trabalho com equipes concentradas em um escritório central está sendo posto em cheque. E não é apenas a dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos. Redução de custos com energia, água, alimentação e locação ou compra de um imóvel também são fatores que contribuem para que um número cada vez maior de equipes de trabalho opere remotamente.

Nesse cenário de colaboração além das fronteiras físicas das empresas são crescentes as demandas pela troca de documentos sensíveis, muitas vezes volumosos. Alternativas como DropBox já se mostraram incapazes de garantir a segurança necessária quando se trafega informações valiosas para uma organização.

A busca por soluções que equilibrem segurança e colaboração entre equipes de trabalho, independente da localização física, está sendo priorizada pelos responsáveis pelos departamentos de TI das empresas e esse segmento tem despertado particular atenção por parte da Intralinks.

É nesse contexto que cresce a importância da adoção de ferramentas que não só forneçam a segurança imprescindível aos dados valiosos para as organizações como também permitam e estimulem a produtividade do trabalho em equipe. Este é um segmento que deve apresentar um forte crescimento ao longo dos próximos anos, impulsionado pela irreversibilidade do trabalho remoto.

Antes de optar por uma solução de colaboração empresarial, uma organização deve considerar algumas questões, tais como Strict ID e protocolo de senhas, segurança na transmissão segura de dados bem como no seu armazenamento, regras de governança, possibilidade de bloqueio e proteção de documentos, impedindo que arquivos confidenciais não criptografados possam ser salvos ou encaminhados; emprego de autenticação forte e hospedagem SaaS.

Claudio Yamashita, diretor-geral da Intralinks para a América Latina

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile