Publicidade
Início Notícias Negócios Mastercard realiza testes de aplicação de reconhecimento facial para pagamentos online

Mastercard realiza testes de aplicação de reconhecimento facial para pagamentos online

0
Publicidade

A Mastercard está testando uma aplicação de reconhecimento facial que permite comprovar a identidade do portador do cartão quando efetuar pagamentos online. A nova aplicação, que está sendo testada com 500 usuários nos EUA, permite que se façam pagamentos online com a mesma facilidade com que se tira uma “selfie”. “A nova geração, que gosta muito de selfies… pode achar bom. Eles vão abraçar a tecnologia”, disse à CNN Ajay Bhalla, responsável pela área de segurança da Mastercard.

A tecnologia não chega a ser propriamente uma novidade, pois já foi testada há tempos pelo Google em smartphones com Android e apresentou diversos problemas. “As pessoas perceberam que podiam tirar uma foto de alguém e exibi-la à câmera, e o smartphone desbloqueava a conta ou o pagamento”, explicou Ken Munro, especialista de segurança da Pen Test Partners, em entrevista à BBC.

A diferença da aplicação da Mastercard é que ela solicita ao usuário para pestanejar no momento em que é feito o reconhecimento facial. “Mesmo assim, não significa que a tecnologia seja infalível”, ressalta Munro, salientando que é possível animar imagens digitalmente. “Idealmente, junto com o reconhecimento facial deveria haver um pin. Ambos os sistemas têm falhas, mas funcionam brilhantemente quando combinados”, defende o especialista, salientando que, ao contrário de uma senha, que pode ser alterada sempre que for comprometida, no caso do reconhecimento facial isso é mais complicado. “Não se pode mudar de cara”, conclui.

O responsável pela área de segurança da Mastercard garantiu que à empresa não poderá reconstruir a cara do cliente e que os dados biométricos serão transmitidos de forma segura, permanecendo protegidos nos servidores da companhia.

Além do reconhecimento facial, a Mastercard está a trabalhando em tecnologias de verificação de impressões digitais, reconhecimento de voz e até no reconhecimento do batimento cardíaco. Atualmente, explica Bhalla, os clientes da Mastercard podem definir um SecureCode, ou seja, uma senha para compras online, o que impede o roubo de números de cartões de crédito. Como as senhas também se perdem, são esquecidas ou podem ser interceptadas, outras empresas estão seguindo o exemplo da Apple que usa dados biométricos, por exemplo, no Apple Pay ou para simplesmente desbloquear o smartphone.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile