'NSA trabalha para mapear toda internet, de qualquer dispositivo, em qualquer local'

0

Dois anos depois das revelações sobre o programa de espionagem do governo dos Estados Unidos, por meio de documentos vazados pelo o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, o jornalista e escritor James Bamford, conhecido pelo trabalho investigativo sobre órgãos de inteligência americanos, especialmente a NSA, disse que uma das práticas de espionagem utilizadas pela agência é implantar malware em sistemas e realizar acordos secretos com empresas que desenvolvem criptografia.

A declaração de Bamford foi feita durante debate sobre violação de privacidade na internet, na quinta-feira, 2, no Ciclo de Conferências em comemoração aos 20 anos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que contou também com a participação de Frank La Rue, advogado e ex-relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião.

O jornalista contou que ainda em 1975, o senador Frank Church já alertava que a NSA ameaçava a privacidade dos cidadãos, quando a internet nem existia ainda. "Hoje, é a maior agência de inteligência no mundo, com 100 prédios, e orçamento de US$ 10,8 bilhões por ano."

Bamford compartilhou detalhes sobre os procedimentos usados pela NSA, revelados por Snowden, para coletar informações por meio de satélites e cabos submarinos. "O Brasil foi inovador com a construção do cabo submarino que vai de Fortaleza a Portugal. Essa é uma maneira de evitar a espionagem da NSA, uma ótima ideia que outros países devem adotar". Segundo ele, a NSA trabalha para mapear toda a internet, de qualquer dispositivo, em qualquer local, a qualquer momento.

Já La Rue destacou que a espionagem tem feito com que muitos líderes políticos busquem regular a internet, o que, na opinião dele, pode ter efeitos nocivos. Ele defendeu que a internet seja produto de um diálogo multissetorial, mantenha-se um instrumento neutro, com a menor restrição possível para garantir a liberdade de expressão.

O advogado também contestou os argumentos usados pelas agências de inteligência de que monitoram apenas comunicações estrangeiras e de que coletam metadados, e não o conteúdo. "Sem privacidade nas comunicações, não é possível existir liberdade de expressão", afirmou. La Rue elogiou o Brasil, que institucionalizou o diálogo multissetorial com a criação do Comitê Gestor da Internet e elaborou e aprovou a lei do marco civil da internet para garantir direitos na internet. Com informações da CGI.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.