Como lidar com clientes detratores e transformá-los em promotores?

0

Para o sucesso de qualquer empresa, é preciso que seus clientes estejam satisfeitos com todos os itens que envolvem o atendimento, seja no ambiente físico ou online. Por esse motivo, as corporações precisam se preocupar e se atentar ao índice de satisfação dos consumidores para que estes estejam em um patamar elevado e não se tornem detratores das marcas.

Mas o que significa isso? Detratores são aqueles que pontuam notas de 0 a 6 na métrica de NPS (Net Promoter Score), que se refere ao grau de recomendação da empresa ou experiência de compra. Ou seja, ao deixarem um comentário, irão abordar os momentos bons e ruins que foram vivenciados.

Normalmente, podemos identificar esse público por meio de alguns adjetivos, como insatisfeitos, frustrados, desgastados, entre outros. São clientes que não recomendariam seu serviço a outras pessoas ou mesmo não voltariam a comprar. Há também os detratores de alto impacto, conhecidos por escolher notas de zero a três, demonstrando um nível maior de insatisfação em relação ao índice de recomendação (NPS). Nesse caso, provavelmente os usuários tiveram uma percepção mais grave e mais intensa da empresa em relação aos demais.

Atualmente, o uso de pesquisas utilizando Net Promoter Score tem sido muito comum pelas companhias para saber quem são esses clientes insatisfeitos. Dessa forma, é possível conhecer mais o público-alvo e desenvolver ações que impactam diretamente essas pessoas, mudando a percepção do seu negócio e evitando novos comentários de insatisfação.

Ao descobrir quem são esses consumidores, é importante entender de forma qualitativa quais são os problemas. Esse contato pode ser realizado por meio dos comentários de uma pesquisa, por e-mail ou telefone, para que possa ter a real dimensão da gravidade e, em seguida, solucioná-lo.

Essa etapa é fundamental para que o cliente detrator perceba o quanto o feedback dele foi importante para ajudar as empresas a evoluir e melhorar a experiência do consumidor, criando um relacionamento saudável.

Durante esse contato, é essencial que o responsável leve a solução do seu problema. Caso não seja possível ter uma resolução, o cliente deve, e precisa, ser avisado com antecedência, pois uma comunicação transparente e franca é a melhor maneira de transformar aquele cliente em um fã da marca.

É claro que ter clientes detratores afeta diretamente os negócios. Algumas das principais consequências são: perda de faturamento; ter que exigir mais da equipe de suporte e call center e ter que aumentar os esforços do marketing para combater as indicações negativas. Além disso, essa categoria de clientes costuma gastar menos que os promotores; acabam fortalecendo a concorrência ao irem fazer negócios com eles; e, claro diminuem a moral de toda a sua equipe. Uma dica importante: quanto mais canais de contato o usuário tiver com a empresa, melhor será a comunicação e a resolução de um eventual problema.

Outro ponto relevante é com relação ao tempo de resposta sobre cada demanda. Atualmente, a expectativa do cliente com relação ao retorno sobre um determinado problema varia de acordo com o canal de comunicação. Caso seja via chat, o tempo será de cinco minutos; por e-mail, pode chegar até a uma hora para dar um retorno. Esse é um ponto muito delicado, pois caso a reclamação seja feita pelas redes sociais, o impacto será muito maior justamente por atingir um número maior de pessoas e isso pode se tornar um problema futuro.

Para finalizar, é importante que haja dentro das empresas uma área chamada Customer Success, ou seja, Sucesso do Cliente, que consiste em acompanhar os clientes de uma forma próxima, a fim de ajudá-lo a atingir seus objetivos da melhor forma, alcançando valor naquilo que está contratando. Os clientes detratores, por exemplo, são uma fonte muito rica para coleta de feedbacks, pois indicam que o objetivo final de uma compra está sendo atingido ou que existam muitos atritos e obstáculos. Nesse caso, o papel do time de CS é trabalhar em conjunto com a equipe da empresa para que esses obstáculos possam ser superados, e  o cliente receba o valor por aquilo que contratou.

Tomás Duarte, CEO da Tracksale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.