Publicidade
Início Blogueria Desmontando mitos

Desmontando mitos

0
Publicidade

Recentemente, o mundo presenciou o ataque cibernético de proporções alarmantes e globais WannaCry, colocando em dúvida, mais uma vez, a segurança de dados na internet. O ataque, pelo vírus do tipo ransomware no último dia 12 de maio, infectou milhares de computadores em diversas partes do mundo e foi seguido de sequestro de dados e pedido de resgate em moeda virtual, as bitcoins. Infelizmente, esse tipo de episódio faz parte dos chamados crimes virtuais cada vez mais frequentes, envolvendo um dos bens mais valiosos da atualidade: a informação. Portanto, é natural que desperte incertezas nos usuários que necessitam armazenar informações e compartilhar dados confidenciais, sobretudo as empresas.

Como companhia que comercializa software de gestão orçamentária, uma área que requer altíssimos níveis de segurança e confidencialidade, temos uma constante atenção aos avanços tecnológicos que permitem uma proteção maior de dados, especialmente em relação ao tema armazenamento de informações em nuvem e ao modelo SAAS (Software As A Service). E para nós, o episódio WannaCry, acaba sendo uma boa oportunidade para desmistificarmos o temor que existe em relação a esses modelos que, além de mais seguros para as empresas, são mais econômicos que a utilização de servidores internos. Por nossa absoluta convicção em todas as vantagens e índices de segurança que oferecem, nosso portfólio de clientes cresce vem crescendo, com companhias interessadas em mais agilidade, segurança e eficiência.

Quem ainda não utiliza, talvez não saiba, mas quando os dados são armazenados na nuvem, os mesmos são criptografados e repartidos em diversas partes, espalhadas nos servidores externos. Isso dificulta a ação de hackers, visto que, mesmo se houvesse uma invasão e algum dado localizado, eles teriam que decodificar e juntar todas as partes em uma só, novamente. Além disso, se os dados estão armazenados na nuvem, não é necessário ficar preso a um servidor na empresa, o que propicia aos gestores mobilidade e flexibilidade para trabalhar em home office ou se deslocar em reuniões e viagens, se for o caso.

Além de mobilidade e segurança, a tecnologia é mais econômica para as empresas, pois não há gastos com infraestrutura em TI, manutenção e custos com licença, além do espaço infinitamente maior para o armazenamento de dados. Mesmo que o computador seja infectado por vírus maliciosos, as informações continuarão seguras na nuvem e o gestor poderá acessar os dados sem o risco de perder informações. As atualizações são frequentes e automáticas e a empresa não precisará se preocupar com a modernização de sistema.

É preciso desmistificar a ideia de que tudo que é bom precisa ser, necessariamente, caro. Hoje em dia, a tecnologia proporciona excelentes soluções a um custo ótimo custo-benefício. Se antes as pessoas idealizavam a compra de carros, hoje preferem a praticidade do Uber. Se gastavam o salário em CDs, assinar o Spotify é muito mais econômico e interessante.

A tendência, que já é realidade para muitas empresas, é adotar o SAAS para minimizar custos obtendo um serviço de qualidade e utilizar o armazenamento na nuvem para ter mais mobilidade, com segurança e eficiência. É por isso que investimos em tecnologia, para proporcionar soluções que otimizem o dia a dia de gestores. Afinal, mais do que nunca, tempo é dinheiro.

Carlos Augusto Moreira,  CEO da AllStrategy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile