Publicidade
Início Notícias Gestão Leroy Merlin investe em IA para melhorar a experiência dos colaboradores

Leroy Merlin investe em IA para melhorar a experiência dos colaboradores

0
Publicidade

A Leroy Merlin adotou uma solução de chatbot voltada para os colaboradores: a Lia. O objetivo é que a ferramenta – baseada em um sistema de inteligência artificial – consiga sanar as dúvidas mais frequentes dos colaboradores da Leroy Merlin com maior velocidade e a qualquer momento.

Para os clientes, a Lia já estava funcionando no site da empresa desde 2018. Com a nova responsabilidade, porém, o sistema também expande para os canais exclusivos do público interno da Leroy Merlin, como o Portal do Colaborador, a Intranet e também diretamente no celular dos colaboradores através do QR code – onde passa a disponibilizar respostas para dúvidas sobre período de férias, benefícios, horas extras, ponto eletrônico, entre outros.

O atendimento, que antes era realizado somente em horário comercial, agora funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e em qualquer lugar. A iniciativa além de diminuir o tempo da resposta das solicitações, significou economia e maior eficiência na atuação do time de RH.

“Além de todos os nossos esforços de desenvolvimento da Liderança sempre buscamos melhorar nossos processos, ferramentas e aplicativos visando a satisfação dos nossos Colaboradores. A Lia é um passo importante porque nos ajuda a melhorar a experiência do Colaborador, aumentando a assertividade das informações e diminuindo o tempo de obtenção de respostas”, comenta Weber Niza, diretor de Recursos Humanos da Leroy Merlin Brasil.

Com o sucesso do primeiro lançamento, o time responsável pelo produto dentro de casa, já faz planos para evoluir a plataforma, com duas expansões previstas: abertura de um canal exclusivo da Lia através do WhatsApp e a integração da ferramenta com os sistemas de ERP da Leroy Merlin, trazendo de forma segura informações personalizadas sobre o colaborador.

Como funciona?

A Lia funciona por meio da computação cognitiva: é uma inteligência artificial capaz de aprender através das interações com o usuário. A base inicial foi construída através de 900 respostas – que vão evoluindo à medida de que novas perguntas são elaboradas, tornando a ferramenta mais completa. Toda coleta de dados de input do sistema foi feita através de um vasto processo de escuta com os colaboradores.

O chatbot funciona com base no comportamento do usuário e foi desenvolvido pela consultoria Proa, que usa a tecnologia da Watson em parceria com a IBM para oferecer um atendimento rápido e com respostas imediatas.

“Hoje nossos colaboradores desejam mais autonomia, acesso a informação e um ambiente de trabalho mais amigável e dinâmico. Em um momento de transformação, acreditamos em experiências que sejam fluidas e fáceis para eles”, afirma Weber.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile