Prodesp inicia implantação do programa SP Sem Papel no Governo de São Paulo

0

A Prodesp iniciou a implantação do programa 'SP Sem Papel, com o objetivo de reduzir ou eliminar gradualmente o trâmite de papel entre os órgãos da administração estadual, e também na relação do governo com os municípios e com o cidadão.

Para colocar o plano em prática, a Prodesp convidou todas as secretarias para uma reunião de apresentação onde todos se comprometeram a indicar os responsáveis pela implantação em cada área.

Participaram do evento 48 representantes de 25 Secretarias e órgãos do governo. O SP Sem Papel prevê ações de desburocratização e a adoção de processos de tramitação e controles de demanda totalmente digitais.

A implantação começará pelas Secretarias Governo, Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde e Desenvolvimento Regional, além da Prodesp. Posteriormente, ainda em 2019, será estendida para todas as demais pastas. Até o final do ano, todos os processos, de toda a Administração Direta, serão digitais. Em 2020, serão digitalizados os processos da Administração Indireta.

Com a instituição do processo digital, a Administração ganha em eficiência e sustentabilidade, reduzindo gastos com papel, impressão, transporte e correios. O acesso via Internet permite a produção e encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata.

A Prodesp criou um portal para o programa SP Sem Papel, o que dará mais transparência ao trâmite dos documentos, permitindo pesquisa simplificada em tempo real pelos servidores públicos. Isso vai facilitar o trabalho permitindo a elaboração de documentos a partir de modelos padronizados. O sistema vai garantir maior confiabilidade, pois a autenticidade dos documentos será assegurada por meio de assinatura digital – única ou em lote.

Para garantir o sucesso da implantação, os servidores de todas as áreas do governo serão treinados para utilizar o SP Sem Papel. Além da capacitação presencial de multiplicadores de cada secretaria, serão disponibilizados tutoriais e treinamento pelo sistema de ensino a distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.