Depois de uma semana com fortes altas devido à expectativa da consolidação entre a Vivo e Telemig, as ações de telecomunicações tiveram o seu dia de queda, também em função da queda geral das bolsas. Os papéis da Telemar, TIM e Brasil Telecom e Net figuraram entre as maiores baixas do dia enquanto o Índice Bovespa apresentou queda de 3,37%.
Segundo o analista Roger Oey, do Banif Primus, o fato pode ser lido de duas formas. A consolidação entre a Vivo e a Telemig fará as empresas do setor ? Claro e TIM ? ficarem mais agressivas, bancando mais subsídios, o que poderá afetar a rentabilidade geral do segmento móvel. ?Indiretamente a notícia é positiva para a Vivo, mas a longo prazo sofrerá um maior ataque dos concorrentes, acirrando a competição. A empresa também vai sair dessa negociação (aquisição da Telemig e Amazônia Celular) mais endividada, piorando sua parte financeira operacional?, diz.
As maiores quedas ficaram com as ações dos controladores (ON), porque a expectativa do que a Vivo pagaria pela Telemig foi a princípio supervalorizada. ?Isso desvalorizou todas as demais ON do mercado como as da Brasil Telecom, Telemar, etc?, afirma. A Telemar PN caiu 6,26%, a TIM Part ON teve queda de 6,19%, Telemig ON caiu 5,08% e a Brasil Telecom PN também caiu 6,10%.