A Caixa Econômica Federal finalizou nesta semana a internalização ? processo chamado também de insourcing ? dos sistemas do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), antes operados pelas empresas Unisys e Datamec. Isso significa que, a partir de agora, todos os sistemas utilizados na administração do fundo serão operados exclusivamente pela Caixa.
De acordo com o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Wellington Moreira Franco, a incorporação irá tornar mais ágil o recebimento pelos agentes dos créditos provenientes dos descontos oferecidos aos mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e incrementará o sistema de cadastro nacional de mutuários (SICDM) para atender diversos segmentos de habitação popular.
Segundo ele, com a internalização, a Caixa assume o controle de todos os sistemas do FCVS. "Mais uma vez, a instituição reafirma seu papel de principal agente das políticas públicas do governo federal", enfatiza, ao dizer que, ao priorizar investimentos em tecnologia, a Caixa promove um salto qualitativo na transmissão de dados necessários à administração do fundo, por meio da utilização do sistema Conectividade Social FCVS, com certificação digital.
A gestão do FCVS está a cargo do Ministério da Fazenda e sua administração, desde 1988, é de responsabilidade da Caixa. O processo foi iniciado em 2004 e concluído em julho deste ano.