O novo smartphone Galaxy S lançado oficialmente no Brasil nesta terça, 3, deverá chegar às operadoras celulares no começo de setembro. A informação é do vice-presidente da Divisão de Telecom da Samsung, Silvio Stagni, acrescentando que o primeiro modelo será o topo de linha i9000, cujo preço de lista é R$ 2.399,00; e em seguida os modelos mais baratos. A empresa já fechou acordo com três operadores e com um distribuidor, que é o forncedor da quarta operadora.
Segundo ele, uma pesquisa mostrou que esse será o ano dos consumidores adquirirem o primeiro smartphone, e que, portanto, os planos das operadoras serão determinantes para oferecer o Galaxy S com preço abaixo do valor de lista. "Mas temos uma série de smartphones, com modelos e sistemas operacionais diferentes, que são mais em conta para a experiência do primeiro usuário", enfatiza.
Diferenciação
"Este é um produto sem igual no mercado", afirmou Stagni, acrescentando que o aparelho é repleto de recursos multimídia como interface com TV digital, 3G, roteador Wi-Fi, bluetooth, GPS, reconhecimento de escrita Swype, câmera de 5 megapixels, gravador e player de alta definição (HD), recursos de conexão DLNA, e-book, tela de alta resolução de 4 polegadas, processador de 1 GHz e memória de 8 Gb expansível até 32 Gb. O preço do aparelho é de R$ 2.399,00. Segundo o executivo, o aparelho, com sistema operacional Android 2.1, estará disponível na Claro, Oi, Tim e Vivo a partir de setembro e com um custo menor, dependendo dos planos e negociações de cada operadora. Apesar do alto custo do terminal, Stagni acredita que o Galaxy S repetirá no Brasil o sucesso que vem obtendo nos Estados Unidos. "As quatro grandes teles americanas compraram o Galaxy S, por questões contratuais não podemos revelar quanto, mas vocês ficariam chocados com a quantidade", garante o executivo.
O diretor de marketing da Samsung, Hamilton Yoshida, apontou que um recente estudo realizado pela própria Samsung com 14 mil pessoas, sendo 2 mil somente no Brasil, norteou o lançamento do Galaxy S. O levantamento revelou o perfil do usuário em potencial desse tipo de aparelho: 81% dessas pessoas buscam funções avançadas, 55% acessam a internet pelo menos uma vez ao dia, 56% desses indivíduos utilizam SMS e MMS e gastam R$ 25 por mês com músicas, vídeos e games. "Esse mercado deve crescer 30% em 2010 no Brasil e comercializar de 48 milhões a 50 milhões até o fim do ano, bem mais do que se esperava", afirma Yoshida. O crescimento acima das expectativas, segundo o executivo, deve ocorrer porque um número muito grande de pessoas comprará seu primeiro smartphone em 2010.
Outras novidades
A Samsung aproveitou o lançamento do Galaxy S para apresentar outras cinco novidades de seu portfólio: o Galaxy 3, Galaxy 5, Beat Mix, Beat Box e o Corby DJ. Os dois primeiros são smartphones 3G e estarão disponíveis por R$ 999 e R$ 299, respectivamente. Os demais são 2,5G e custam R$ 369, R$ 699 e R$ 499, sendo opções para o público jovem e para quem procura aparelhos com ferramentas de música, entretenimento, comunicação 2.0 e design diferenciado. A exemplo do Galaxy S, todos também estarão disponíveis nas quatro operadoras móveis e serão produzidos na planta da Samsung em Campinas, São Paulo.
- Mobilidade