Nokia confirma venda de divisão de mapas à Audi, BMW e Daimler por 2,8 bilhões de euros

0
0

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 3, que firmou acordo para a venda de seu serviço de mapeamento digital, conhecido como Here, às montadoras alemãs de automóveis BMW, Audi e Daimler por 2,8 bilhões de euros (o equivalente a US$ 3,1 bilhões). A transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016, sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações regulamentares. Os primeiros rumores sobre o interesse da Nokia em vender o Here vieram à tona em abril.

Em um comunicado, a companhia finlandesa afirma que planeja anunciar o Here como uma operação descontinuada a partir do terceiro trimestre deste ano. Até a conclusão do negócio, o serviço continuará a operar como uma empresa da Nokia. Após o fechamento da transação, a Nokia será composta de duas empresas: Nokia Networks, fornecedora de software e serviços de infraestrutura de banda larga, e Nokia Technologies, que continuará a proporcionar o desenvolvimento de tecnologia avançada e de licenciamento.

O Here aproveita o poder dos dados gerados pelos veículos e dispositivos para entregar, em tempo real, serviços de localização preditivos e personalizados. Na indústria automotiva, onde serve a maioria dos principais fabricantes de automóveis do mundo, seu foco está no desenvolvimento de mapeamento preciso, bem como serviços que permitirão uma classe totalmente nova de experiências, incluindo a condução de veículos automatizada. O serviço encerrou o primeiro semestre com lucro operacional de 28 milhões de euros, receita de 552 milhões de euros e 6.454 funcionários.

"Com este passo completamos o último estágio de transformação da Nokia. Daqui para frente, vamos nos concentrar em nossa fusão com a Alcatel-Lucent. Assim que for concluída, a Nokia vai ser uma empresa renovada, com uma tecnologia de rede e serviços líderes no mundo dos negócios, bem como o mecanismo de licenciamento e de inovação da Nokia Technologies", declarou Rajeev Suri, presidente e CEO da Nokia.

Deixe seu comentário