SAP Labs será o hub de IoT para disseminar inovação na América Latina

0

A SAP Labs Latin America, centro de desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte da SAP na América Latina, localizado em São Leopoldo (RS), investirá cerca de R$ 40 milhões nos próximos 5 anos para desenvolver soluções para a plataforma de Internet das Coisas (IoT). A informação é de Dennison John, presidente da SAP Labs Latin America, acrescentando que o objetivo é contratar mais 600 colaboradores no período para se juntarem aos atuais 900 funcionários do centro, que está completando 11 anos e já consumiu R$ 100 milhões de investimentos da gigante de software.

Entre 2016 e 2017, o número de novos profissionais contratados cresceu 30%, mantendo um ritmo de crescimento superior aos anos anteriores e indo no contraponto do atual momento de crise econômica do Brasil. A expansão acontece a partir da abertura de novas áreas de negócio como a Cloud Advisory Office, focada em clientes da plataforma HANA Enterprise Cloud; Solution Delivery Center, que realiza a entrega de serviços para clientes premium, e Digital Farming and Agricultural Applications, área que desenvolve soluções de Internet das Coisas para agricultura de precisão. O laboratório também recebeu um novo time de desenvolvedores para o projeto SAP Vora. A tecnologia é uma plataforma em memória para análise de grandes volumes de dados que vai permear a criação de tecnologias disruptivas para os clientes da SAP globalmente. Atualmente, há 30 novas vagas para cientistas de dados atuarem no projeto.

O crescimento também ocorreu a partir da aquisição de empresas como a Fieldglass, especializada em soluções de gestão de equipes terceirizadas, que está na fase de localização; e do Concur, focada em sistemas online de gestão de viagens e despesas.

Tanja Rueckert, presidente da unidade de negócios de IoT & Digital Supply Chain da SAP Global (foto), em sua apresentação para a imprensa nesta quinta-feira, 3,  explicou que o SAP Labs brasileiro será o terceiro no mundo, depois de New York e Paris, a receber o SAP Leonard Center, a plataforma de IOT da empresa. O próximo será instalado na cidade de Bangalore, na Índia.

"Estamos orgulhosos de anunciar a abertura do SAP Leonardo Center no Brasil, criado para ser o nosso show case de inovação em novas tecnologias para clientes e parceiros. Nosso objetivo é acelerar a transformação digital dos clientes usando a metodologia Design Thinking e todo o potencial do SAP Leonardo, nosso portfólio de inovação digital", afirma a executiva.

Os SAP Leonardo Centers atuam como um espaço aberto para clientes e parceiros, com o intuito de acelerar sua jornada de inovação digital utilizando Design Thinking e as capacidades da plataforma. Clientes e parceiros terão acesso às tecnologias como IoT, Machine Learning, Blockchain, Big Data, Análise de Dados e a plataforma para desenvolvimento de aplicações em nuvem SAP Cloud Platform.

A executiva relacionou várias empresas globais que estão se beneficiando da transformação digital, como a fabricante de motos esportivas Harley Davidson que antes produzia uma moto personalizada em 21 dias e passou a produzi-las em apenas 6 horas, como o uso da solução SAP,uma produtividade de 2.000%.

Outro exemplo citada pela executiva é o porto de Hamburgo, que estava limitado pelo limite físico e o crescimento do movimento de embarque e desembarque de cargas. "Com o uso do SAP Leonardo foi possível criar um sistema de conectividade para controlar o fluxo descarga dos navios, combinado com a movimentação de caminhões de transporte, para que o fluxo de movimentação e estacionamento fosse mais eficiente possível, otimizando toda a cadeia de logística e transporte de cargas.

Mencionou também o projeto da UPS, que criou uma rede de distribuição com impressoras 3D para ao invés de transportar uma peça física "imprimi-la" no lugar de destino, levando o serviço cada vez mais perto do cliente final.

Para o líder global do SAP Leonardo Center, Joachim von Goetz, o ecossistema da SAP terá acesso e poderá usar essas tecnologias digitais oferecidas pela para projetar seus futuros modelos de negócios digitais. "Trata-se de uma experiência digital holística com espaços físicos para inspiração, além de ofertas de soluções e showcases. Agora, trabalhando junto com nossos clientes e parceiros nesses projetos inovadores, podemos colocar em prática toda a capacidade do portfólio do SAP Leonardo para cobrir todos os estágios de desenvolvimento e transformação digital. Vamos acelerar a jornada de transformação digital dos nossos clientes", explica.

A escolha de São Leopoldo para receber um SAP Leonardo Center foi feita por conta dos componentes existentes no espaço de 17 mil metros quadrados da empresa, a qual junta times de Design Thinking, desenvolvimento, prototipação, IoT, big data, Analytics e Blockchain, permitindo que os produtos do SAP Leonardo Center possam ser estruturados e desenvolvidos de maneira inovadora e disruptiva, levando a transformação digital para clientes da América Latina. Atualmente, em São Leopoldo, já existem 30 pessoas trabalhando no portfólio SAP Leonardo, dando suporte local ao SAP Leonardo Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.