Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Google pode reativar seu mecanismo de busca na China, mesmo com censura

Google pode reativar seu mecanismo de busca na China, mesmo com censura

0
Publicidade

O Google está desenvolvendo uma versão de seu mecanismo de busca que está em conformidade com as leis de censura da China. O site de notícias online The Intercept diz que o Google tem trabalhado em um projeto de codinome Dragonfly, que irá bloquear termos como direitos humanos e religião, um movimento para irritar os ativistas.

A empresa fechou o motor em 2010, reclamando que a liberdade de expressão estava sendo limitada pelo governo chinês.

Uma porta-voz do Google forneceu uma breve declaração. “Fornecemos vários aplicativos móveis na China, como o Google Tradutor e o Files Go, ajudamos desenvolvedores chineses e fizemos investimentos significativos em empresas chinesas como a JD.com”.

Citando documentos internos do Google e fontes internas, a empresa informou que o Dragonfly foi iniciado no começo de 2017 e acelerado em dezembro, depois que o CEO do Google, Sundar Pichai, conheceu uma autoridade do governo chinês.

A empresa informou que um aplicativo para Android com versões chamadas Maotai e Longfei foi desenvolvido e poderá ser lançado dentro de nove meses se a aprovação do governo chinês for vencida.

O aplicativo de busca “lista termos sensíveis e obscuros de consultas”, diz o The Intercept, identificando e filtrando sites atualmente bloqueados pelo chamado Great Firewall da China.

De acordo com documentos que havia visto, uma pesquisa via aplicativo resultaria em uma lista com sites proibidos removidos e um aviso dizendo que “alguns resultados podem ter sido removidos devido a exigências legais”.
O Google não comentou oficialmente o relatório do The Intercept. O porta-voz Taj Meadows disse à AFP: “Não comentamos sobre especulações sobre planos futuros”.

Com informações de agências internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile