Projeto vai inserir sensor em chapas de aço para garantir fabricação livre de falhas

0

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) vai financiar a criação de um sistema de inspeção inteligente para garantir que o processo de fabricação das chapas de aço utilizadas na produção de peças automotivas esteja livre de falhas. O projeto de mais de R$ 2 milhões será desenvolvido pela Unidade EMBRAPII ISI Sensoriamento, no Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa Soluções Usiminas, sendo que 1/3 do valor será financiado pela EMBRAPII. A assinatura aconteceu em São Leopoldo (RS), dia 1 de agosto.

" O Brasil tem pesquisadores extremamente capacitados. A EMBRAPII atua para unir a indústria a centros de pesquisas. Assim podemos ampliar a capacidade de produção e também a competitividade das empresas brasileiras", destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

O Brasil é o 9º produtor de autopeças e veículos no mundo. Internamente, o setor automotivo responde por 22% do PIB industrial e gera cerca 1,3 bilhão empregos diretos e indiretos no país. Os números impressionam, mas ainda há capacidade produtiva ociosa na indústria. Para melhorar a produção com mais economia de recursos e de tempo, um dos pontos importantes é ter matéria-prima de qualidade.

As chapas de aço podem apresentar micro furos, gramaturas inadequadas, abaulamentos e deformações geométricas não facilmente identificadas pelo olho humano, mas que podem inviabilizar a utilização na indústria automotiva. Na maioria das vezes, o erro só é identificado no momento final, na linha de montagem, após a chapa ter passado por todo processo fabril no qual lhe são agregados valor e molde de acordo com o veículo em que será colocada.

"Além da matéria-prima, há perda de tempo e recursos utilizados na melhoria da chapa. O processo fabril, que é mecanizado e intercalado, precisa ser paralisado para que aquele veículo seja retirado da linha de produção e, todo o lote de chapa precisa ser inspecionado", destaca Victor Gomes, gerente de operações do ISI Sensoriamento.

Como é a tecnologia 

O sistema será inserido no final do processo de fabricação, momento em que a chapa será inspecionada para evitar falhas na produção, permitindo entregar um produto final com mais qualidade e confiabilidade. Além disso, ao encontrar um erro, o sistema também garante a rastreabilidade das falhas em toda a logística da cadeia (desde a laminação do aço até o momento de entrega do produto final), identificando se o erro é humano, de transporte ou de processo.

"A coleta de informações permitirá utilizar técnicas de ciência de dados (analytics, big data, etc.) para aprimorar todo o processo de fabricação das chapas, possibilitando aumento da competitividade, redução de custos operacionais, integração de sistemas, maior inteligência nos processos e até mesmo melhorar as relações com clientes e fornecedores. Tudo isso está diretamente ligado ao conceito da manufatura avançada", destaca Victor Gomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.