Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Novo golpe do boleto usa dados coletados ilegalmente e contato por redes...

Novo golpe do boleto usa dados coletados ilegalmente e contato por redes sociais e WhatsApp

0
Publicidade

A Axur identificou o retorno de um golpe que era muito comum há alguns anos – com boletos, porém agora de uma nova forma, utilizando técnicas simples, mas bastante engenhosas. O novo golpe, chamado pela companhia por “golpe da renegociação”, é realizado com dados de CPF das vítimas, por conta dos mega vazamentos do início do ano que, segundo Relatório de Vazamento de Dados no Brasil da Axur, cresceram 785% nos primeiros meses de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020.

Há anos, as fraudes com boletos bancários assombram os brasileiros. O auge foi em meados de 2010 a 2013, quando disparou como um dos golpes mais praticados por meios eletrônicos. Com as novidades nos métodos de pagamento — QR Code, links, novas formas de transferências, etc —, os ataques com boletos ficaram “esquecidos” por algum tempo. Hoje, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o boleto bancário ainda é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, chegando a marca de 75%.

“São muitos golpes novos que vêm chegando na cibersegurança devido aos grandes vazamentos de dados, que acabamos não dando visão para os antigos, que estão se reinventando e atormentando a população brasileira por meio das redes sociais”, diz Thiago Bordini, Head of Cyber Threat Intelligence & Delivery da Axur. “Na Axur, um dos nossos objetivos é contribuir para conscientizar a sociedade para evitar futuros golpes e grandes prejuízos no bolso do consumidor.”

Como funciona o “golpe da renegociação”

Muitas empresas que oferecem empréstimos têm uma área em seus sites para os clientes gerarem uma segunda via do boleto, antecipar pagamentos ou quitar as dívidas. O que ocorre é que muitas destas empresas exigem apenas o CPF dos clientes para gerar os boletos. Com o mega vazamento da base de CPFs da população brasileira que aconteceu no início deste ano, muitos cibercriminosos têm criado robôs que realizam testes nestas plataformas e geram boletos para as vítimas.

De posse do boleto, o cibercriminoso tem em mãos o nome completo da vítima, seu endereço e o valor da dívida ou parcela. A partir daí, utiliza plataformas de consulta de informações pessoais e até serviços especializados para conseguir acesso aos e-mails ou telefones, conseguindo, assim, entrar em contato com elas, em geral por WhatsApp com uma conta cadastrada com o logo e demais informações da empresa oficial — algumas vezes, o número até mesmo vem registrado pela versão Business do aplicativo.

A abordagem é para uma suposta renegociação ou um desconto promocional sobre o valor da fatura. Como o criminoso já levantou todos os dados, ele consegue validar as informações da vítima, da dívida e da empresa em que existe o financiamento. O desconto é de um valor que faça sentido e, assim, a vítima recebe um novo boleto com o valor negociado.

Muitas vezes as pessoas não se atentam às informações do cedente e acabam efetuando o pagamento de um boleto falso. Nesses casos, o cliente só percebe o golpe quando é cobrado pelos valores em aberto, o que geralmente traz, além do prejuízo, um desconforto com a empresa que verdadeiramente realizou o empréstimo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile